sábado, 16 de julho de 2022

Em Casa - Marilynne Robinson.

 


Em Casa - Marilynne Robinson.
Tradução :  Adriana Lisboa.
Editora : Nova Fronteira.

*Minhas impressões : 

              São três os protagonistas desta história : Glory, Jack e o reverendo Boughton. Este último é o pai dos dois primeiros e está com uma saúde debilitada e dependendo dos cuidados de uma outra pessoa e Glory , dispensa a empregada e cuidadora dele e passa a cuidar do mesmo. 
              Glory é uma mulher triste, solitária, infeliz e se alegra em poder ser útil ao pai e fica mais contente quando Jack chega.
               Jack é a ovelha negra da família ! Ele é aquele que bebe, rouba; lê bons livros , é muito inteligente e sensível ! Jack é Jack.
               O reverendo Boughton é um homem austero, sério, disciplinado, temente a Deus , culto e não se conforma com o jeito de ser , de viver e de enfrentar a vida como é Jack. 
                Glory e Jack se assemelham em alguns aspectos ! Confesso que essa leitura valeu à pena, porém, ela é densa, filosófia , nada fluida, nada fácil de ser lida , suportada ! Mesmo assim , eu a favoritei na minha página no Skoob e dei quatro estrelas para ela ! 
                 Gostei muito das cenas que Glory e Jack narravam sobre a família deles ! 
                  Trata-se de uma família presbiteriana com dez pessoas : pai, mãe e oito filhos. Eles moram em Gilead, uma cidade fictícia que se localiza em Iowa, Estados Unidos da América (Marilynne Robinson é de Iowa ! ). 
                  Nessas referidas cenas, eles falam de jogos de basebol, xadrez, aulas de piano, vários tipos de livros que eles compravam e liam ... uma vida muito diferente da atual ! A história se passa na década de 50 , 1900 e cinquenta e poucos anos !!! 
                  É uma família prebisteriana . 
                  O reverendo Boughton tem um amigo que é seu vizinho e se chama Ames. Este também é pastor prebisteriano. É interessante a amizade  deles ! 
                   Ames é casado com Lila e  tem um filho na idade de dez anos, mais ou menos ! 
                   Gostei da personagem de Lila , embora ela seja pouco citada ! Aliás, esse livro faz parte de uma quadrilogia ! Dois livros se encontram disponíveis no Brasil na nossa língua e os outros dois se encontram disponíveis em vários idiomas, menos, por enquanto, no nosso ! Os livros no nosso idioma são : "Gilead " e " Em Casa " e  os em outros idiomas são " Jack "  e " Lila. "
                     Tenho cá comigo que o livro de Lila, entre outras coisas, irá mencionar um envolvimento dela com Jack ! Todavia, isso é apenas um palpite !!!
                      Este livro, recomendo para pessoas com mais de 40 anos de idade porque ele trata de assuntos deveras tristes , pesados ... assuntos que só quem já se frustrou , se decepcionou, muitas vezes, irá entender !!! 
                      Quero ler Gilead. A livraria Amazon disponibiliza este livro em língua portuguesa e na forma de livro eletrônico também ! "Em Casa" , li-o na forma de livro físico ! Não o encontrei na forma de livro digital na Livraria Amazon ! (*Amoooooo a livraria Amazon !!! ) 
                        Bom, trata-se de um livro muito, muito triste e , quando eu o comprei, eu já sabia disto por causa de um vídeo da senhorita Aline Aimee do Canal "Chave de Leitura "  (https://youtu.be/Rr1IGqkMfjk ) no YouTube .
            
               *Dois destaques do livro : 

"Jack se recostou na cadeira e olhou ao redor , de modo quase objetivo. É uma casa bem boa . Livre e desimpedida. Podia ser pior."
"É um pesadelo que já tive mil vezes. Aquele em que todos vocês vão embora e começam a viver suas vidas e eu sou deixada numa casa vazia cheia de móveis ridículos e livros ilegíveis , esperando que alguém dê pela minha falta e volte para me buscar. E ninguém faz isso. "
Ele riu. "Pobre Rabo de Cavalo." Depois disse : "Quando tenho esse sonho , estou escondido no estábulo esperando que alguém me encontre , e ninguém me encontra."
"Bem " , disse ela, "vou mandar derrubar aquele estábulo. É a primeira coisa que vou fazer se herdar esse lugar. "
"Ótimo. Quer que eu prepare um pouco de café ? "
"Pode ser. "

(Página 359 )

"Glory foi até o alpendre observá-lo se afastando pela estrada. Estava magro demais e suas roupas muito, muito usadas. Não havia qualquer traço de juventude nele, somente o vigor passageiro de um homem agindo a partir de uma decisão que se recusava a reconsiderar e da qual se recusava a se arrepender. Não, talvez houvesse algum resquício da velha pose. Quem se importaria em ser gentil com ele ? Um homem cheio de tristezas e familiar com o pesar , e alguém de quem os homens escondiam seus rostos. Ah, Jack. "

(Página 383 )


Guaratinguetá , Julho de 2022.  



Marilynne Robinson é uma premiada escritora e ensaista estadunidense. Wikipédia
Nascimento: 26 de novembro de 1943 (idade 78 anos), Sandpoint, Idaho, EUA
Cônjuge: Fred Miller Robinson (de 1967 a 1989)
Filmes: Dona de Casa
Filhos: Joseph Robinson, James Robinson
Prêmios: Prêmio Pulitzer: Melhor Ficção, PEN/Hemingway Award, MAIS
Irmãos: David Summers



Nenhum comentário:

Postar um comentário