segunda-feira, 13 de junho de 2022

Os Buddenbrook - Thomas Mann.

 


Tradução : Herbert Caro.

Editora : Companhia das Letras. 


*Minhas impressões :


         Os buddenbrooks narra a história da família Buddenbrooks durante quatro gerações e na última geração temos Thomas, Gerda , Hanno, Christian e Tony ! 

         Este livro me encantou pela forma genial da narrativa , dos parágrafos descritivos de Thomas Mann e eu fiquei realmente estupefata quando eu soube que ele escreveu este romance com apenas 25 anos de idade ! 

        De todos os personagens , o que mais gostei foi de Christian por causa do seu jeito piadista, humorístico, brincalhão e de Gerda pela suavidade com a qual ela levava a vida dela , pelo pouco envolvimento dela com as preocupações, os tormentos do marido ! 

         Thomas Buddenbrook, o último patriarca da família, era um homem sério, cheio de responsabilidades, realista e muito preocupado com tudo e com todos ! (Vi-me nele !!! ).

         Esse livro fala sobre a vida da burguesia europeia ! Assustou-me o fato dos casamentos serem sinônimos de NEGÓCIOS , isso, comércio ! Ninguém se casa por amor e / ou por afinidades, por atração sexual ! A mulher é vista como uma criança e / ou uma mercadoria de muito ou pouco valor, dependendo do dote dela em dinheiro ! 

           Fiquei MARAVILHADA com o realismo do texto !!! Este livro começou a ser escrito em 1897  e foi  publicado em 1901 e é de arrepiar como tudo é tão atual ! Observação : estamos no terceiro milênio , na década de 20 do século XXI e o texto é bem pertinente à nossa época também !!! 

             Thomas Mann tem um capítulo que é todo dedicado a Hanno e emocionei-me com a descrição que ele faz em alguns parágrafos desse capítulo sobre as emoções do pequeno Johann ao piano !!! 

             Essa história me fez pensar em como uma boa amizade e a música podem realmente suavizar os caminhos de uma vida sofrida, triste e atormentada ! 

             A descrição que Thomas Mann faz da fisionomia das pessoas, seus olhares, seus gestos; suas roupas , seus lugares ... é um trabalho de um VERDADEIRO artista !!! Depois que a gente lê Thomas Mann, muitos escritores vão para a sola dos nossos sapatos ! Não exagero quando digo isto ! Afinal, não é à toa que ele faz parte da literatura clássica alemã !!! 

             De 1 a 5 , dou nota 5 para este livro e o favoritei na minha página no Skoob.

              Pretendo ler mais livros deste autor; claro ! 

              Ah, não se trata de uma leitura fácil, fluida ! Pelo menos, não foi assim para mim ! O vocabulário é de época e o uso do dicionário se faz premente, urgente, necessário sempre ! Além do mais, alguns trechos são maçantes ! Eles me deram sono ! Foi difícil para eu continuar lendo o mesmo com atenção e interesse ! Parece que Thomas Mann se enveredou pelos caminhos da descrição de uma determinada situação e ... quase se esqueceu de voltar para a ideia principal !!! (Não foi inutilmente que as primeiras publicações desse livro foram em dois volumes ! ). 

             Ah, outro ! , chorei no final e por dois motivos : entristeceu - me deveras o final que Thomas Mann  deu  para alguns personagens e ... eu queria que a história continuásse !!!   


Guaratinguetá , Junho de 2022. 



Paul Thomas Mann foi um escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social do Império Alemão. Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX. 

Wikipédia

Nascimento: 6 de junho de 1875, Lübeck, Alemanha

Falecimento: 12 de agosto de 1955, Zurique, Suíça

Filhos: Klaus Mann, Erika Mann, Golo Mann, Elisabeth Mann Borgese, Monika Mann, Michael Mann

Pais: Júlia da Silva Bruhns, Thomas Johann Heinrich Mann

Filmes: Morte em Veneza, A Montanha Mágica, Buddenbrooks.





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário