sexta-feira, 23 de abril de 2021

Resenha do livro : "A Cabana do Pai Tomás " - Harriet Beecher Stowe.

*Editora : Leebooks - 1ª edição.

Leitura feita no e-reader Kindle da Livraria Amazon. 


 


                                  
                      Este livro narra a história do Pai Tomás , um negro que é escravo e se trata de uma pessoa ímpar : é honesto , temente a Deus e fiel ao seu dono !
           O que mais me chocou no livro foi constatar a 
CRUELDADE , a desumanização do homem branco e o que mais me EMOCIONOU foi a fidelidade do Pai Tomás diante da sua fé em Deus !!! Realmente, posso classificar , sem medo ! , que o Pai Tomás era um santo !!!
            Temos aqui a história da ESCRAVATURA !!! O que entristece-nos deveras é chegarmos à conclusão que em pleno terceiro milênio, século XXI , década de 20 , os problemas dos negros continuam e, de forma pior , mais abominável , em cima de uma hipotética situação de igualdade perante os brancos !!!
            Gostei muito de duas histórias contadas aqui ,   ambas  no capítulo XV : "Experiências e Opiniões da Menina Ofélia " . Uma  foi a narrativa citada pelo senhor Agostinho Saint-Clare , segundo dono de Pai Tomás , sobre COMO ele ganhou o afeto de um dos escravos do seu irmão o qual era considerado terrível , ninguém conseguia dominá-lo !!! Fiquei emocionada com a fidelidade que o senhor Saint-Clare conquistou por parte do escravo Cipião !!! A outra narrativa foi sobre a COZINHA DA DINA !!! Meu Deus !!! Rachei de rir com a bagunça da cozinha dessa exímia cozinheira da casa do senhor Saint-Clare !!! 
            Irritou-me, consideravelmente , as constantes lamentações  da senhora Maria Saint-Clare ! Senti vontade de esbofeteá-la ! Mulher repugnante ! Deus do céu !!! (Coitado do senhor Agostinho Saint-Clare !!! ). 
            Admirei a coragem de Ofélia em aceitar o grande desafio de educar  Topsy , uma menina negra que tinha apenas oito ou nove anos (a história não cita a idade dela com exatidão ! )  e era criada na caserna por um casal alcoólatra ! O senhor Agostinho a comprou !
            Não é à toa que este livro é uma das leituras obrigatórias nos colégios,  correspondentes ao ensino de segundo grau aqui no Brasil , nos Estados Unidos ! 
Realmente , a publicação desse livro de Harriet Beecher Stowe em 1852 deve ter causado um alvoroço na sociedade americana !
            Tem também a história de Jorge e Elisa ! Emocionei-me bastante com a luta desta última para manter o menino Harris, seu filho, ao lado dela !!!
            Ah, quero observar aqui que a linguagem do livro é a da Língua Portuguesa de Portugal ! Foi divertido observar , mais uma vez , o modo como esses nossos irmãos falam e escrevem !!!
            * De 1 a 5 ,  " onde 1 é totalmente insatisfatório e 5 , totalmente satisfatório ",  (parodiando as gravações de atendimentos de algumas empresas no telefone ! Hehehe ! )  , dou nota 4 para este clássico !  Foi uma leitura suave, tranquíla, rápida e também, relevante, como o é toda a leitura de livros clássicos !!!

Guaratinguetá , 22 de Abril de 2021. 


Harriet Beecher Stowe 

Escritora 

Harriet Elizabeth Beecher Stowe, nascida Harriet Elizabeth Beecher foi uma abolicionista e escritora estadunidense. Autora de mais de dez livros, o mais famoso é o romance Uncle Tom's Cabin, primeiramente publicado de forma serial, entre 1851 e 1852. Wikipédia

Nascimento: 14 de junho de 1811, Litchfield, 
Connecticut, EUA

Falecimento: 1 de julho de 1896, Hartford, Connecticut, EUA

Cônjuge: Calvin Ellis Stowe (de 1836 a 1886)

Filhos: Charles Edward Stowe, Samuel Charles, Georgiana May, Henry Ellis, Harriet Beecher, Eliza Taylor, Frederick William

Irmãos: Henry Ward Beecher, Catherine Beecher, MAIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário