quinta-feira, 1 de outubro de 2020

*Resenha do livro : "O dia do Curinga " ; Jostein Gaarder.

  

*Tradução : João Azenha Junior.

*Editora : Seguinte. 



Trata-se da história de um pai e um filho , um menino , que viajam juntos para Atenas ! Eles vão tentar encontrar Anita, a mãe do menino, que foi embora há oito anos porque queria trabalhar como modelo e , assim sendo , se sentir profissionalmente realizada ! 

Durante a viagem Hans-Thomas e seu pai - o nome deste não é citado ! - param em diversos lugares e conhecem museus , templos , todos muito cheios de história ! 

Simultâneamente acontece a história sobre um jogo de paciência de Frode  ! Adorei essa história ! Ela fala sobre a bebida cintilante, a ilha mágica e ... claro, o curinga !!!

Achei a CRIATIVIDADE de Jostein Gaarder simplesmente SENSACIONAL !!! A história por ele criada, imaginada em torno de um baralho , de um jogo de paciência me EN-CAN-TOU  !!!

Foi a primeira vez que li um livro cujos capítulos possuem nomes de cartas de baralho ( valete de copas, ás de espadas ,sete de ouros,  curinga ... )  e também traz como subtítulo uma frase, uma oração que está no texto e que concluímos ser significante !!!

Para quem gosta de filosofia e de jogo de cartas e de contos de fada , este livro é muito interessante e gostoso de ser lido !

Destaquei vários trechos do livro os quais postei na minha página no Skoob ( https://www.skoob.com.br/usuario/1575421 )  e vou colocar aqui alguns !

"Estava exausto quando comecei a descer a encosta para voltar para casa. Num dado momento, quase perdi o equilíbrio, pois minha perna foi atacada por um forte sabor de cereja, bem na hora em que eu ia firmar o pé numa pedra.

Pensava nos meus amigos lá do povoado. Se eles soubessem ! Logo eles se sentariam de novo para beber no Zum Schonen Waldemar. Tinham de conversar sobre alguma coisa, e o que era mais fácil do que meter a boca num velho padeiro que vivia sozinho, longe de todos, numa cabana na floresta ? Eles o achavam um tanto estranho e, por precaução, o tinham declarado louco. "


            *   *   * 


" - Os peixinhos coloridos também formam uma longa cadeia de gerações que remonta àqueles que eu trouxe da ilha mágica - continuou o padeiro Hans. - Alguns vivem apenas poucos meses, mas a maioria chega a viver muitos anos. E cada vez que algum morre é uma tristeza, pois nenhum deles é igual ao outro. Esse é o segredo dos peixinhos coloridos, Albert : cada um também é um indivíduo único, insubstituível. Por isso é que os enterro na floresta, debaixo das árvores frondosas. E cubro seus túmulos silenciosos com uma pedrinha branca, pois acho que cada um deles merece um pequeno monumento capaz de sobreviver ao tempo. "


            *   *   *


"De repente vi uma coisa amarela brilhar embaixo de uma palmeira. Um vestido amarelo ... o vestido de Às de Copas. Coloquei o aquário e o saco branco no chão e fui até lá, enquanto o Curinga pulava e dançava em volta do bote como uma criança. Ao me aproximar, vi que ela estava de costas.

- Ás de copas ? - sussurrei.

Ela se virou para mim, e seu olhar era tão terno e saudoso que cheguei a ter medo de que ela pudesse estar me enganando e quisesse mesmo me apanhar e me entregar aos seus colegas. Mas ela se recostou na palmeira e desviou o olhar para o chão.

- Finalmente encontrei a saída do labirinto - disse. - Agora sei que minha casa é em outra praia ... Você está escutando as ondas trazendo o marulhar de uma praia que fica a muitos anos e a muitas milhas daqui ?"


            *   *   * 


" - O tempo não passa, Hans-Thomas, e não é um relógio. Nós passamos e são os nossos relógios que fazem tique-taque. O tempo vai devorando tudo através da história, silenciosa e inexoravelmente, como o sol se levanta no leste e se põe no oeste. Ele destrói civilizações, corrói antigos monumentos e engole gerações atrás de gerações. Por isso é que falamos dos "dentes da engrenagem do tempo " : o tempo mastiga, mastiga ... e somos nós que estamos no meio de seus dentes. "


           *   *   * 


" - Chamamos de filósofo uma pessoa que busca a sabedoria. E não queremos dizer com isso que um filósofo seja uma pessoa especialmente sábia. Você entende a diferença ?

Concordei com a cabeça.

- O primeiro que reconheceu isso e viveu em busca dessa sabedoria foi Sócrates. Ele andava pela praça do mercado de Atenas e conversava com as pessoas, mas não com a intenção de ensinar-lhes alguma coisa. Ao contrário : conversava com as pessoas que encontrava a fim de aprender alguma coisa com elas. Sócrates dizia que os campos e as árvores dos arredores da cidade não podiam lhe ensinar nada. Mas ficou extremamente decepcionado quando descobriu que as pessoas, que viviam se gabando de seus grandes conhecimentos, no fundo também não sabiam nada de nada."


             *   *   * 


"Nesse momento, o pequeno palhaço começou a dar saltos e cambalhotas com tamanha energia e vivacidade que os guizos pareciam querer se desprender da sua roupa. "Eu sou o curinga", gritou ele. "Não se esqueça nunca disso, meu caro Mestre. Eu naõ sou como todos os outros por aqui, entende ? Não sou rei nem valete, e nem sou de ouros ou de paus ou copas ou espadas. " Toda aquela situação era muito incômoda para mim. Mas eu sabia que não podia colocar as cartas na mesa. "Quem sou eu ?", continuou ele. "Por que sou um curinga ? De onde venho e para onde vou ?" Decidi arriscar tudo numa única cartada."


                                           *   *   *

*Ah, eu não poderia deixar de dizer aqui sobre o problema sério de ALCOOLISMO por parte do pai do Hans-Thomas , principal protagonista desta história ! Hans-Thomas odeia essa doença do pai dele !!!

Como já comentei aqui , trata-se de um livro "aparentemente " infantil , bobinho ! Aparentemente !

É fácil fazermos a ligação dos anõezinhos do povoado com a nossa sociedade atual e do curinga com as poucas pessoas que ainda se dão ao trabalho de pensar e se preocupar com quem vive num estado de total ilusão , inconsciência !!! É uma história para pararmos e pensarmos COM SERIEDADE e SINCERIDADE sobre a nossa própria existência e à respeito desta nossa sociedade tão triste, doente, desumana e insensível na maioria das vezes !!! O gênero deste livro é o infantojuvenil ! No entanto, eu o recomendo para muitas pessoas de outras faixas etárias !!! Livro muito, muito bom !!! Jostein está de PARABÉNS mais uma vez !!! ( O livro dele mais conhecido, famoso , lido é o "O Mundo de Sofia " ! Tenho este livro em forma de livro eletrônico ! Ainda não o li ! Mas, óbvio ! , pretendo fazê-lo daqui a alguns meses ... talvez ... no segundo semestre de 2021 ! Quem sabe ?! ). 


Recomendo este livro e de zero a dez , dou nota OITO por causa da criatividade do autor ! É um livro que encanta adultos e crianças !!! Vale a pena a leitura do mesmo que é deliciosa , fluida, tranquila !!!

(*Observação : comprei este livro na Livraria Cultura , no formato digital e o li no aplicativo Kobo no meu notebook ! Não tenho o e-reader da Livraria Cultura porque , por enquanto, eles não estão disponibilizando a venda do mesmo ! Contudo o app Kobo é muito bom ! Gosto de ler os meus livros eletrônicos comprados na Livraria Cultura através dele ! Recomendo ! ). 


*Guaratinguetá - Outubro de 2020. 




Jostein Gaarder é um escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês. É autor de romances filosóficos, contos, e histórias. É filho de Knut Gaarder e Inger Margrethe Gaarder, ambos noruegueses. Wikipédia
Nascimento: 8 de agosto de 1952 (idade 68 anos), Oslo, Noruega
Cônjuge: Siri Dannevig (desde 1974)
Filmes: Sophie's World, A Garota das Laranjas, Through A Glass, Darkly
Prêmios: Prémio Bokhandler, The Brage Prize Honorary Award, Critics Prize for the Years Best Children's or Youth's Literature
Filho: Nikolas Dannevig Gaarder.






Nenhum comentário:

Postar um comentário