quinta-feira, 29 de outubro de 2020

"Grandes Esperanças " ; Charles Dickens.

 




  *Resenha : "Grandes Esperanças " - Charles Dickens.


        Neste livro Dickens narra a história de Pip, um garoto que ficou órfão de pai e mãe aos sete anos de idade e foi educado pela irmã e pelo cunhado. Joe era o nome deste último ! Pessoa bondosa, humilde, simples e que fez o papel de pai dele ! Na verdade, Joe foi o melhor amigo de Pip. A irmã dele , a senhora Joe Gargery,  era uma pessoa violenta, brava, nervosa e costumava castigar ele e o marido dela com uma bengala que ela apelidou de código ! Pip vivia tranquilamente numa aldeiazinha, no interior da Inglaterra ! Joe, era ferreiro e estava nos planos dele, futuramente, iniciar Pip nesse ofício. Normal. 

        A história se inicia com Pip passeando ao redor da sua casa, nos pântanos, perto de um rio e 

conhecendo um homem que era condenado e que estava fugindo da embarcação da qual fazia parte dos condenados e eram esses quem remavam sem parar ! De início, Dickens não nos informa sobre o nome desse fugitivo que ameaçou matar cruelmente Pip se ele, ao amanhecer do dia seguinte, não trouxesse comida para ele que se encontrava extremamente faminto !

        Quando Pip se encontrava já na pré-adolescência e iniciando o seu aprendizado diante da forja de Joe, ele  é indicado pelo senhor Pumblechook , tio da sua irmã, para trabalhar uma ou duas vezes por semana na casa da senhorita Havisham , uma solteirona excêntrica, antissocial , que se enclaururara na sua casa velha, caindo aos pedaços devido a uma tremenda desilusão amorosa ! 

         A senhorita Havisham era uma dama rica e tinha uma filha adotiva que se chamava Estella a qual viria ser o eterno amor de Pip.

         Pip era um pobre com muita vontade de ser rico, de ascender socialmente ! Ele se envergonhavada casa simples , da vida humilde da sua irmã e de Joe ! Ele se envergonhava de Joe porque ele era simplesmente um ferreiro, não sabia ler nem escrever e não tinha nenhum conhecimento de nenhum tipo de  etiqueta, de comportamento de pessoas que têm estudo e dinheiro. 

         Um dia, Joe está no "Três Barqueiros Alegres" bebendo uns tragos e conversando com os colegas quando um cavalheiro desconhecido o abordou e o indagou se se tratava do responsável por um menino, um aprendiz que se chamava Pip; (Capítulo 18 - Página 167 ) ! Foi aí que Joe, Pip, a senhora Gargery e toda a aldeia ficou logo sabendo que um cavalheiro desconhecido havia destinado uma grande fortuna para Pip !   

         Pip deveria ir morar em Londres e estudar ! Ele só colocaria as mãos na fortuna dele depois de ele completar a sua maioridade, ou seja, seus 21 anos de idade ! Enquanto isso não se dava, ele teria como tutor um advogado denominado Jagger, receberia um dinheiro mensal para as suas despesas e iria se preparar para ser um gentleman , um homem com estudo e dinheiro ! Era o que Pip realmente queria ! Ele desejava ser um gentleman, pertencer á uma classe nobre da sociedade, principalmente, para se casar com Estella a qual estava sendo criada pela senhorita Havisham para encantar e maltratar os homens, desprezá-los, iludí-los, fazê-los de bobos !!!

         Bom, são muitos os acontecimentos ! Pip conhece Hebert, o senhor Pocket , que será o teu professor em Londres, Wemmick e outras pessoas mais !!!

         Este livro fala da vida como ela é e eu cheguei à triste conclusão que entra ano, sai ano; entra década, sai década; entra século, sai século; entra milênio, sai milênio e nós, seres ditos humanos, continuamos com as mesmas qualidades, defeitos; com as mesmas ilusões e fraquezas e cometendo as já costumeiras, rotineiras, conhecidas injustiças !!!

         Foi este o primeiro livro que eu li da autoria de Charles Dickens e adorei ! Considero-o realista e muito conhecedor da alma do ser classificado de humano !!!

         De zero a dez , dou nota nove para este clássico ! Não dou dez porque considerei-o um pouco lento e, também, porque tive dificuldades com a linguagem que é erudita !

         Li a edição que tem 577 páginas em 59 capítulos ! Comprei o mesmo no formato digital na Livraria Amazon aqui na web ! Paguei menos de três reais por ele ! (Parece mentira; né ?! Uma obra tão importante como esta !!! É o que digo : hoje, só não se faz leitor quem não quer !!! ). 

         Vou citar aqui alguns trechos que eu destaquei desta leitura ! São muitos os destaques e quase todos estão na ficha de leitura deste livro, na minha página no site Skoob, (https://www.skoob.com.br/usuario/1575421 )  ! 

         

         *Capítulo 39 -


Depois de ter ido ao quarto de Herbert e de haver fechado qualquer comunicação entre ele e a escada, exceto através do meu quarto, onde sustentara a nossa conversação, perguntei se não desejaria ir para a cama. Respondeu que sim, mas pediu-me alguma da minha “roupa-branca de gentleman” para vestir de manhã. Trouxe-a e arrumei-a, e o meu sangue gelou novamente quando me tomou outra vez ambas as mãos para me dar boa-noite. Afastei-me sem saber como o fiz, arrumei o fogo no quarto onde estivéramos juntos e sentei-me ao seu lado com medo de me deitar. Durante uma hora ou duas, fiquei demasiado estonteado para poder pensar; e só então comecei a saber completamente como me encontrava naufragado e como o barco em que navegava se havia feito em pedaços.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (p. 381). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


        *Capítulo 40 -


Durante todo esse tempo, não fora capaz de considerar a minha própria situação, nem podia fazê-lo ainda. Não possuía o controle necessário para prestar atenção. Encontrava-me imensamente abatido e angustiado e em um incoerente estado de espírito. Quanto a formar quaisquer planos para o futuro, ter-me-ia sido igualmente fácil formar um elefante. Enquanto abria os postigos e olhava para a manhã molhada e furiosa, toda cor de chumbo; enquanto olhava de aposento para aposento; enquanto me sentava outra vez tremendo em frente ao fogo à espera de que aparecesse a minha lavadeira, pensava em como era infeliz, mas dificilmente sabia por quê, ou há quanto tempo o era, ou em que dia da semana fizera aquela reflexão, ou mesmo quem era eu que a tinha feito.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (p. 385). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


       *Capítulo 45 -


Muito reconfortado por essas considerações, agradeci a Wemmick repetidas vezes e pedi que prosseguisse. — Pois muito bem! O Sr. Herbert meteu-se no negócio com uma vontade tal que por volta das nove da noite de ontem alojou Tom, Jack ou Richard (quem quer que seja; nem o senhor nem eu precisamos saber) com grande êxito. No antigo alojamento deu-se a entender que fora chamado a Dover, e de fato foi pela estrada de Dover até o ponto em que ela dobra na curva. Agora, outra grande vantagem de tudo isso é que foi feito sem o senhor e quando, se alguém se estava interessando pelos seus movimentos, se pode provar que se encontrava distante muitas milhas tratando de assuntos muitíssimo diferentes. Isso desvia suspeitas e confunde-as; e, pela mesma razão, aconselhei a que, mesmo que regressasse a noite passada, não fosse para casa. Traz ainda mais confusão, e o senhor precisa de confusão.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (pp. 434-435). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


       *Capítulo 49 -


Houve um momento, naquela noite, em que ela falou com calma naquilo que sucedera, embora com certa vivacidade terrível. Por volta da meia-noite começou a delirar, e, depois de gradualmente ter caído nesse estado, repetiu inúmeras vezes numa voz baixa e solene: “O que eu fiz!”, e depois: “Quando ela veio aqui pela primeira vez, a minha intenção era salvá-la de uma desgraça como a minha”, e em seguida: “Pega o lápis e escreve debaixo do meu nome: perdoo”.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (pp. 470-471). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


       *Capítulo 52 -


“Se não tem medo de vir até os velhos charcos hoje à noite ou amanhã à noite, às nove, até a pequena casa da comporta junto ao forno de cal, será bom que venha. Se desejar informações relativas ao seu tio Provis, venha e não diga nada a ninguém e não perca tempo. Tem de vir só. Traga isto consigo”.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (p. 488). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


       *Capítulo 53 -


— Foste tu que te desacreditaste a ti mesmo; arrumaste as coisas para ti mesmo. Não te poderia ter feito mal nenhum, se não tivesses feito nenhum a ti mesmo.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (p. 495). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


        *Capítulo 53 -


Despontava a manhã de quarta-feira quando olhei para fora da janela. As luzes vacilantes nas pontes tinham já empalidecido, o sol aproximando-se era um tremedal de fogo no horizonte. O rio, ainda escuro e misterioso, era abarcado por pontes que iam se tornando de um cinzento frio com, aqui e ali, em cima, um toque quente do incêndio que lavrava no céu. Enquanto olhava ao longo das aglomerações de telhados, com torres de igrejas e agulhas de torres projetando-se para o céu invulgarmente claro, o sol levantou-se e deu a impressão de haver corrido um véu sobre o rio, e milhões de centelhas rebentaram sobre a água. De mim, também, parecia ter sido corrido um véu, e senti-me forte e bem-disposto.


Dickens, Charles. GRANDES ESPERANÇAS - Dickens (pp. 505-506). Lebooks Editora. Edição do Kindle.


                          *   *   *


*Observações : o Senhor Pocket foi o professor de Pip em Londres e ... já naquela época ,  (por volta do ano de 1853 ), a profissão de professor já era desvalorizada pela sociedade em termos financeiros e ,segunda observação , só a nobreza frequentava os teatros, tinha acesso ao mesmo !!! 


                                *   *   *


   *Guaratinguetá - Outubro de 2020.                                                                                            


               




Charles Dickens

Romancista

Descrição

Descrição

Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. A fama dos seus romances e contos, tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, só aumentou. Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário