quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Um Cavalheiro em Moscou - Amor Towles.

 



Tradução : Rachel Agavino.
Editora : Intrínseca. 

*Minhas impressões : 

                     Este livro conta a história da prisão domiciliar de um nobre : Conde Aleksandr Ilitch Rostov , nascido em São Peterburgo no dia 24 de Outubro de 1889.
                    A história se passa entre os anos de 1922 a 1954 e narra a vida do referido nobre no Hotel Metropol onde residia antes do mandato de prisão na suíte 317 há quatro anos e depois, no mesmo hotel , continuou residindo, só que, num quarto no sótão há muitos anos esquecido, empoeirado ... 
                   O Conde soube viver neste hotel durante 32 anos e ele nos dá uma valiosa lição de vida ! Através dessa leitura pude constatar claramente o valor do conhecimento que adquirimos ao longo da vida e em todos os aspectos e o valor precioso de uma verdadeira amizade !
                 Conde Rostov era um aristocrata, um cavalheiro, um nobre e como tal, possuía um acervo admirável de conhecimentos em muitas áreas : gastronomia, vinhos, etiqueta, línguas estrangeiras, piano, literatura, etc. Ele foi condecorado com a Ordem de Santo André, era membro do Jockey Club e Mestre de Caça. 
                 A sua prisão se deu por causa de um poema que levava a autoria dele e o qual ofendia o sistema político da Rússia naquele momento. 
                 Gostei muito dos personagens : do Triunvirato (Conde, Emile e Andrei ), do seu amigo Michka, da atriz Anna
Urbanova, da garota Nina, da menina Sofia, da costureira Marina , do general Óssip e por aí vai. 
                  Aprendi sobre algumas expressões da língua francesa , russa, italiana, filandesa ... sobre gastronomia, pintores, escultores, escritores ... sobre o funcionamento, a administração de um hotel e de um hotel de luxo ...  e en-can-tei-me com a escrita fina, sofisticada, rebuscada de Amor Towles ! 
                A cena que mais gostei foi a do Conde Rostov conversando com o zelador do hotel no telhado, relembrando a sua cidade , sua infância e adolescência ... fiquei realmente comovida !!!
               É impressionante como o Conde conseguiu viver uma vida ativa, dinâmica e alegre dentro do espaço bem limitado de um hotel de luxo , como ele conseguiu se fazer necessário, indispensável, útil e amado !!!
               Rachei de rir numa cena do trio Triunvirato com o Bispo , o gerente do hotel e na cena do Conde com Óssip , numa de suas aulas para este ex-coronel ! 
                De 1 a 5 dou nota 4 para esta minha leitura ! Não dou 5 porque foi uma leitura lenta ! (Não tem como você ler depressa um livro desse tipo, todo erudito e longe do nosso contexto, nossa época ! ). Ah, ameiiiiiiii o final do livro, o fechamento que Amor Towles deu para o mesmo ! Realmente, foi SEN-SA-CI-O-NAL  !!! (Parabéns, Amor Towles !!! Aplausos para ti !!! Bravo !!! ).  
                 Agora, mais um livro do Amor Towles me aguarda na minha biblioteca do Kindle : "Regras de Cortesia" ! 

Guaratinguetá, Dezembro de 2021. 



Amor Towles

É um romancista americano. Ele é mais conhecido por seus romances best-sellers, Rules of Civility and A Gentleman in Moscow, e The Lincoln Highway. 
Nascimento: 24 de outubro de 1964 (idade 57 anos), Boston, Massachusetts, EUA.

Wikipédia

                
                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário