Livro físico : Cavalo Selvagem .
Autor : Yukio Mishima.
Tradução : Isa Mara Lando.
Segundo volume da tetralogia "Mar da Fertilidade ".
Capítulos : 40.
Páginas : 398.
Editora : Brasiliense.
Temos aqui uma reencarnação de Kiyoaki Matsugae na pessoa de Isao Linuma que é um jovem graduado no Kendô e após a leitura do livro "A Liga de Vento Divino " cria um grupo e decide realizar um protesto, uma insurreição contra a sociedade japonesa da época que estava se ocidentalizando !
Honda ou o juiz e o advogado Shigekuni Honda, se certificando de que Isao era mesmo uma reencarnação do seu querido amigo Kiyoaki , resolve observar os movimentos do mesmo e acaba defendendo-o num tribunal !
Na minha opinião, Isao se transformou num fanático e , como todo fanático, ficou louco mesmo !!! Ele via como um fator de HONRA o ritual do seppuku , isto é , o ato do suicídio durante o qual o ventre do guerreiro era cortado com uma faca ou com um punhal !
A história se passa no século XX , década de 30 !
A parte da narrativa que eu mais gostei foi a análise feita pelo autor sobre a defesa de Isao Linuma ! É incrível como tudo na profissão de um advogado é uma questão de saber usar bem as palavras e , principalmente, as palavras escritas ! Sim , o Direito é um estudo apaixonante !!!
Um trecho do livro :
Capítulo 11 de 40.
Páginas 126 e 127 de 398.
" Isao e seus dois amigos ficaram no quarto do tenente Hori até as nove da
noite ; o tenente lhes ofereceu um jantar que mandou trazer. Depois de abandonar suas perguntas sutis , a conversa do tenente Hori ficou interessante e proveitosa , perfeitamente capaz de despertar o entusiasmo dos rapazes. Falou sobre o estado vergonhoso das relações exteriores do país , o programa econômico do governo , que nada fazia para aliviar a pobreza do campo, a corrupção dos políticos , a ascensão do comunismo , o fato de que os
partidos políticos haviam reduzido pela metade o número de divisões do Exército , e defendendo a causa da limitação armamentista , pressionavam constantemente os militares. Durante essa conversa surgiu também os esforço dos zaibatsu , ( grupo ou família que possui uma grande fortuna , com negócios em vários ramos de atividade ), de Shinkawa para comprar dólares americanos , algo de que o pai de Isao já lhe tinha falado. Segundo o tenente ,
o grupo de Shinkawa estava dando uma grande demonstração de contenção desde o Incidente de Quinze de Maio . Entretanto , prosseguiu o tenente , não
havia nenhum motivo para se confiar no autocontrole de gente daquela espécie.
O Japão estava seriamente acossado. As nuvens de tempestade se acumulavam cada vez mais, e a situação era desesperadora. Até mesmo a augusta pessoa de Sua Sagrada Majestade fora desrespeitada. O conhecimento dos rapazes sobre os deploráveis males da atualidade saiu bastante acrescido. De qualquer forma , o tenente era um bom homem.
Ao saíre, Isao disse :
- Nossos ideais estão inteiramente contidos aqui.
Entregou, então , ao tenente o exemplar de "A Liga de Vento Divino " . Como não deixou claro e estava lhe dando o livro ou apenas emprestando , se por acaso quisesse fazer outra visita ao tenente , pensou , bastaria dizer que vinha buscar o livro. "
* * *
Bem , agora, iniciarei a leitura do terceiro volume dessa tetralogia : Templo da Aurora. Será mais uma reencarnação do Kiyoaki.
De 01 a 05 , dou nota 04 para essa leitura que eu achei um pouco chata por causa da OBSESSÃO do Isao em se matar !!! Deus me livre !!!
Guaratinguetá, Fevereiro de 2026.
Sobre o autor :
%20-%20Cavalo%20Selvagem..jpg)
Yukio Mishima (1925–1970) foi um dos mais aclamados romancistas, dramaturgos e poetas japoneses do século XX, conhecido pelo estilo refinado e temas como tradição, morte e homossexualidade
. Extremamente conservador, idealizava o código de honra dos samurais e o culto ao corpo, terminando sua vida com um ritual seppuku (suicídio) após uma tentativa de golpe para restaurar o poder do imperador.
Pontos-chave sobre Yukio Mishima:
Obra Literária: Autor prolífico com mais de 40 romances, incluindo Confissões de uma Máscara (1949), O Templo Dourado (1956) e a tetralogia Mar da Fertilidade. Foi diversas vezes indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.
Ideologia e Militarismo: Opunha-se radicalmente à ocidentalização do Japão pós-guerra e ao consumismo. Em 1968, fundou a Tatenokai (Sociedade do Escudo), uma milícia privada dedicada à defesa dos valores tradicionais e da figura do Imperador.
Vida e Morte: Cultivava intensamente o fisiculturismo e o kendo (esgrima). Em 25 de novembro de 1970, após falhar em incitar um golpe militar em um quartel de Tóquio, cometeu suicídio ritualístico (seppuku), um ato que chocou o mundo e consolidou sua imagem como figura enigmática.
Estilo: Sua literatura une a estética tradicional japonesa com temas psicológicos complexos e o culto à beleza física e à morte.
Mishima é visto como uma figura polêmica: gênio literário para uns, nacionalista extremo para outros, ele viveu a literatura como parte inseparável de sua existência trágica.
(Google )

