sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Ópera dos mortos - Autran Dourado.

 Ópera dos mortos 
Autor : Autran Dourado.
Editora : Harper Collins.
Páginas : 287.
Livro eletrônico.
Leitura realizada através do Kindle , e-reader da Amazon. 



*Minhas impressões : 

          Este livro conta a história de Rosalina , uma jovem filha  e neta de coronéis ! Filha de João Capistrano Honório Cota e neta de Lucas Procópio Honório Cota ! Ele fala sobre assuntos sérios : sentimento de não pertencimento, solidão, abandono , submissão e por aí vai ! 
          Quiquina , uma senhora negra , muda e serviçal da casa , manda em tudo e em todos de  uma forma admirável !!! Velha esperta !!! 
          Antes , na casa , eram dona Genu e o senhor Capistrano , pais de Rosalina , essa última e Quiquina ! Dona Genu falece e Rosalina se apega mais ao pai que resolve entrar para o mundo da política e se decepciona deveras porque as pessoas da cidade o traem na última hora e ele se sente totalmente rejeitado , desvalorizado , mal amado e  passa a viver uma vida de reclusão junto com Rosalina e Quiquina ! Alguns anos depois, João Capistrano falece e deixa os seus negócios aos cuidados de Quincas Ciríaco e este, antes de morrer , destina Emanuel , seu filho , para cuidar dos negócios de dona Rosalina que estava orfã de pai e mãe e morava sozinha no sobrado tendo como companhia , a amiga , a empregada Quiquina !
          Tudo acontecia tranquilamente dentro de uma rotina previsível até que aparece um forasteiro chamado Juca Feliciano ou Juca Passarinho ou Zé-do-Major porque ele foi criado na fazenda do Major Lindolfo ! 
          Juca Passarinho resolveu pedir serviço no sobrado  e conseguiu ! Aí começa a história propriamente dita !!!
          Rosalina trabalhava com flores ! Ela era artesã e confeccionava lindas flores de tecido as quais eram vendidas na cidade por Quiquina ! (Rosalina não saía do sobrado ! Foi uma escolha dela ! Ela pegou raiva de todos os habitantes da cidade por causa do problema do pai na política ! ) Ela gostava de beber vinho todas as noites e o fazia escondido de Quiquina embora soubesse que Quiquina sabia e fazia de conta que não sabia !!! 
          Não gostei desse livro ! Autran Dourado pode ser um ótimo escritor e muito respeitado por isso , porém , a falta de discurso direto , diálogos e as frases repetitivas me cansaram por demais ! Dei graças a Deus quando terminei essa leitura !!! (Risos ).
          Autran Dourado faz  uma descrição psicológica dos personagens que é algo admirável ! Isso , não posso negar !!! Ele vai no âmago dos conflitos das pessoas !!! Para quem gosta de psicologia, psicanálise, esse livro é um bom prato !!! (Risos )
          Aqui temos a simbologia do tempo parado através dos relógios parados que enfeitam a parede da sala ! O senhor Lucas Procópio falece e João Capistrano coloca na parede o relógio dele , parado na hora em que o mesmo faleceu ! João Capistrano morre e Rosalina desce as escadas do sobrado solenemente e pendura na parede da sala o relógio dele , parado, na hora em que ele faleceu ! 
          De 1 a 5 , dou nota 03 para essa leitura. Não pretendo reler esse livro. 

Guaratinguetá , Agosto de 2025. 




           
          

Waldomiro Freitas Autran Dourado, mais conhecido como Autran Dourado, foi um advogado, escritor e jornalista brasileiro. Wikipédia
Nascimento: 18 de janeiro de 1926, Patos de Minas, Minas Gerais
Falecimento: 30 de setembro de 2012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
 
 


terça-feira, 12 de agosto de 2025

*Neve de primavera - YUKIO MISHIMA. - Vol. 01 da tetralogia "Mar da Fertilidade ".

 


 Neve de Primavera - Yukio Mishima.
Tradução  do japonês e notas : 
Fernando Garcia. 
Editora : Estação Liberdade.
Páginas : 395.
Capítulos : 55.
Livro físico.
Volume 1 da Tetralogia "Mar da Fertilidade " : 
                  

                  Vol. 02 : Cavalo Selvagem;

 
 

 


                  Vol. 03 :  Templo da aurora;


                  Vol. 04 : A Queda do anjo. 

 
                                           *   *   *

*Minhas impressões : 

          Antes de ler esse livro , eu falava que Haruki Murakami era o meu escritor preferido da literatura asiática ! Agora, esse lugar passou a ser de YUKIO MISHIMA porque ele é UM VERDADEIRO LUXO !!!
          Nesse primeiro volume da tetralogia "Mar da Fertilidade " , temos a história do romance de dois jovens adolescentes : Kiyoaki e Satoko ! 
          Tudo acontece no século XX , no ano de 1912 , na época de transição do final da era Meiji e início da era Taisho. 
          Confesso que foi uma leitura linda e difícil ! Linda porque a linguagem poética, rebuscada e filosófica de YUKIO me en-can-touuuu !!! Difícil porque são parcos os meus conhecimentos sobre a história e a cultura do Japão !!! 
          Aqui temos Satoko , uma garota que julgo ser esperta e inteligente ; Kiyoaki um rapaz tímido , inseguro , mimado e covarde ; Shigekuni HONDA , um amigo de verdade ; o conde Ayakura , pai de Satoko ; o marquês Matsugae , pai de Kiyoki ; Linuma, o assistente de Kiyoaki , entre outros personagens ! 
          Temos aqui um amor verdadeiro que é proibido por causa de acordos sociais , convenções !!! Fiquei revoltada em ver como os sentimentos - VERDADEIROS - de Satoko e Kiyoaki são desvalorizados, vistos com desprezo por aqueles que comandam a nação ! Sofri com eles !!!
          O personagem que mais admirei foi Honda  ! A amizade dele por Kiyoaki me emocionou !!!
          A personagem de Tadeshina me  irritou assaz !!! Mulher indecente !!! 
          O conde Ayakura é um frouxo, um covarde  ! É aquele tipo de pessoa que fica em cima do muro ! Deus me livre !!!
          O marquês Matsugae é um homem egoísta e ordinário ! Ele e Tadeshina deveriam se abraçar e sumir nesse mundo !!!
          Não gostei de Kiyoaki e não senti dó dele ! Ele é tépido , insípido como o pai de Satoko ! 
          O que mais gostei nesse livro foram os páragrafos com descrições sobre a paisagem !!! Que riqueza de detalhes , de adjetivos !!! Gameiiiii !!! 

"As ondas que mostravam seu suave ventre cor de oliva e então se despedaçavam eram turbulentas e bramantes ; todavia , seu bramido gradualmente se transformava em um mero grito , e o grito , ao final, terminava em um sussurro. Os grandes e alvos cavalos galopantes se apequenavam , em pouco tempo desapareciam os corpos equinos daquela fileira varonil e, por último , eram apenas as pisoteantes ferraduras brancas que restavam à beira-mar. 
          Duas ondas já quebradas que invadiam o espaço uma da outra, assumindo a forma de um leque aberto com desleixo à esquerda e à direita , em algum momento acabaram se derretendo dentro do espelho da areia ; entretanto , mesmo então , seus reflexos nesse espelho continuavam a se mover entusiasmados. Mais próximo dali era refletido o ebulir das ondas brancas a se erguer na ponta dos pés ,  em uma aguçada forma vertical que se assemelhava a cintilantes agulhas de gelo. " 

(Página 233 )    

                                              *   *   *    

"Mesmo não havendo ninguém a observá-los, o luar que se conturbava infinitesimal sobre as águas era como centenas de milhares de olhos. Satoko contemplou as nuvens que pendiam no céu , e em seguida as estrelas que se penduravam às suas extremidades, pestanejando incertas. Satoko sentiu os pequenos e rígidos mamilos de Kiyoaki roçarem contra os seus , provocando e sendo provocados, até que seus próprios mamilos pareceram ser espremidos para dentro da abastança de seus seios. Havia nisso uma doçura a um passo de distância da consciência , como a carícia travessa de um animalzinho de estimação, ainda mais carinhosa que o toque de um beijo. Essa sensação de intimidade inimaginável que ocorria apenas na periferia, apenas nas extremidades da carne , fez Satoko pensar  de olhos cerrados no brilho das estrelas penduradas nas extremidades das nuvens. " 
(Página 252 ) 

                                             *   *   *

"O riquixá deixara para trás as vias estreitas do povoado de Obitoke , e então até o Gesshuji - que se embaçava longíquo na encosta da montanha - , fosse nos arrozais ceifados, onde restavam as armações para secar o cereal projetando-se contra o aplainado caminho rural que seguia sempre por entre as lavouras ; fosse nos galhos das árvores secas nos amoreirais ; fosse ainda nas plantações de hortaliças de inverno que a elas se intercalavam , cujo verde estendido pelo chão se borrava aos olhos; ou fosse enfim nas espigas de taboas e caniços secos que continham em si o vermelho do charco, o polvilho de neve caía sem fazer ruído  , porém não era o bastante para se acumular . Quanto à neve que descia sobre o cobertor até os joelhos de Kiyoaki , esta desaparecia sem formar nenhuma gota de água que se pudesse notar com os olhos. " 
(Página 377 )

                                                *   *   *

          Através dessas descrições, Yukio te coloca dentro da história e você "viaja " num mar de um cenário poeticamente rico , filosófico e lírico !!! É uma OBRA PRIMA !!! Trabalho de um verdadeiro escritor GENIAL !!! 
          Essa leitura me pediu tempo , calma e atenção ! Usei bastante o dicionário e a ferramenta do Google para eu entender algumas situações com uma maior clareza !!!
          De 01 a 05 , dou nota 05 para essa minha leitura ! Aprendi muito com o senhor YUKIO MISHIMA e pretendo ler todos os livros dessa tetralogia os quais já me esperam na minha estante !
          *Viva YUKIO MISHIMA !!! 

*Guaratinguetá , Agosto de 2025. 
 



                                     



Sobre
Kimitake Hiraoka, mais conhecido como Yukio Mishima foi um novelista, dramaturgo japonês e fundador da Tatenokai. Escreveu mais de 40 novelas, poemas, ensaios e peças modernas de teatro Kabuki e Noh. Wikipédia
Nascimento: 14 de janeiro de 1925, Yotsuya-ku
Falecimento: 25 de novembro de 1970, Força Terrestre de Autodefesa do Japão
Influenciado / Influenciada: Naoko Takeuchi, William T. Vollmann, Jiro Asada, Eiji Ōtsuka, Masahiko Shimada, Mayumi Nagano
Influenciado por: Yasunari Kawabata, Ryūnosuke Akutagawa, MAIS
Peças: Five Modern Noh Plays, My Friend Hitler, Sotoba Komachi, MAIS.