segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

As Irmãs Makioka - Jun'Ichiro Tanizaki.


 

 As Irmãs Makioka - Jun'Ichiro Tanizaki.

Editora : Estação Liberdade.
Tradutoras :
Leiko Gotada
Kanami Hiraí
Neide Hissae Nagae
Eliza Atsuko Tashiro

Edição : 5ª
Páginas : 742.

Observação : livro constituídos por três livros ! Sendo :
                         Livro 1 : 29 capítulos.
                         Livro 2 : 35 capítulos.
                         Livro 3 : 37 capítulos. 

 

*Minhas impressões :


       Este livro conta a história de quatro irmãs : Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko. O pano de fundo , o fio condutor  está na preocupação da casa principal e da casa central a de arrumar um bom candidato para se casar com a Yukiko.
       Estamos diante de uma família de classe média do Japão da década de 30. Essa história se passa entre 1930  e início da década de 40 !
        Tsuruko é a irmã mais velha ! Ela é casada com Tatsuo e possui seis filhos ! Como primeiro genro, Tatsuo é considerado o filho adotivo pelos pais delas e quando eles falecem, ele fica responsável pela família ! Ele é o chefe ! A casa principal é a dele com Tsuruko.
       Sachiko é casada com Teinosuke e possui uma filha (chata ! ) de dez anos de idade , a Etsuko !
       Yukiko é aquela que aparentemente é apática, boba e que não faz questão de se casar !
       Taeko, a personagem que mais gostei, trata-se da irmã caçula e é considerada a ovelha negra da família porque é uma mulher dinâmica, inteligente, independente, artista , de espírito livre , bonita, sensual e discorda da casa principal em muitos aspectos ! Taeko sofre por tentar remar contra a maré !!!
       Admirei muitas atitudes do Teinosuke ! Ele é um homem de bom coração, sabe se posicionar, respeita e ama a família que constituiu com Sachiko e compreende os conflitos, os desejos de Taeko !
       Temos aqui uma família que foi muito rica, próspera e que quer continuar vivendo dessa forma mesmo não possuindo mais o brilho, o glamour de tempos passados !
       Tatsuo , na minha opinião, é um egoísta, um canalha ! Não gostei dele ! Ele tirou a família de Osaka para morar em Tóquio por causa de uma promoção que ele obteve no banco e isso gerou muitos sofrimentos para Tsuruko e para os filhos dele também ! Ele não quís dar continuidade aos negócios da família Makioka ! Ele não deu nenhum apoio para Taeko em determinados momentos importantes, cruciais da vida dela ! Ele não soube cativar, conquistar o afeto das irmãs de Tsuruko e ele era o chefe da família , o que dava a primeira e a última palavra em muitas situações relevantes para todos !
       A vida de Sachiko era uma vida de madame ! Teinosuke a tratava com respeito e amabilidade e sempre procurava agradá-la ! Eles moravam numa boa casa , possuiam criadas e sempre que podiam passeavam , se divertiam !
       Essas mulheres tiveram aulas de vários instrumentos musicais ( piano, toko, shamisen ... ) ; aulas de pintura em tecido, pintura de caligrafias ; aulas de língua estrangeira ; aulas de dança e por aí vai ! Uma vida boa !
       Por causa de suas escolhas, Taeko sofreu muito ! Ela foi em alguns momentos,  rejeitada, abandonada e difamada ! Sofri com ela.
       De zero a 05, dou nota 04 para este livro. Recomendo. Não pretendo relê-lo porque a minha leitura foi bem feita e, também , porque se trata de uma leitrua lenta , quase desisti do mesmo !!!

Guaratinguetá, Janeiro de 2025. 

 
 


Jun'ichirō Tanizaki foi um escritor japonês e um dos maiores autores da literatura japonesa moderna. Com influências de Edgar Allan Poe, o autor começou a escrever muito cedo. A Tanbiha, escola da qual participou, valorizava a “arte e beleza acima de tudo”, contra o objetivismo da época. 

Wikipédia
 

Nascimento: 24 de julho de 1886, Nihonbashi, Tóquio, Japão
Falecimento: 30 de julho de 1965, Yugawara, Kanagawa, Japão
Influenciado por: Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Marquês de Sade
Irmãos: Seiji Tanizaki
Filhas: Emiko Tanizaki
Cônjuge: Matsuko Morita (de 1935 a 1965), Tomiko Furukawa (de 1931 a 1934), Chiyoko Ishikawa (de 1915 a 1930)