segunda-feira, 25 de novembro de 2024

História da menina perdida - Elena Ferrante - (Livro 4 da tetralogia napolitana ).


Tradução de : Maurício Santana Dias.

Editora : Globo - Série dos livros da "Biblioteca Azul".

Edição : 1ª.

E-book : 517 páginas; posições 6.271.

Leitura realizada através do leitor de livro eletrônico da Livraria Amazon, do Kindle. 


*Minhas impressões : 



       Neste quarto e último livro da série napolitana da famosa escritora Elena Ferrante temos o fechamento de todas as principais situações, é a velhice de Lenu e Lila , apesar do final em aberto !

       Tenho aqui comigo que a autora - se ainda está viva ! O.O - futuramente, escreverá o livro 5, transformando essa quadrilogia numa série ou saga !!!

       Confesso que passei muita raiva nessa quadrilogia e achei muito chato esse último livro porque senti a escritora se arrastando na narrativa, sendo repetitiva, procurando se aprofundar em aspectos que não me interessavam ! Não gostei muito desse livro não! Fiquei contente quando o mesmo finalizou para mim ! Sorri. 

       Lenuccia me deixou muito irritada e tensa várias vezes ! Ela gosta mesmo de mentir para ela ! Incrível !!! 

       Aqui temos as mortes de alguns personagens e as reviravoltas na vida de outros !!! 

       O que mais gostei na Elena Ferrante foi a coragem dela em DESNUDAR os personagens, o fato dela ir no âmago dos sentimentos, das fragilidades, das angústias das pessoas ! É de fazer a gente pensar na vida de todos em nossa volta, na nossa vida , no mundo, nas situações que nos levam para caminhos nem sempre favoráveis ... 

       Elena Ferrante veio para incomodar mesmo !!! Os livros dela não são para pessoas que sonham ! 

       Eu queria " falar " mais , contudo, temo dar spoilers !!! (Quem muito fala acaba informando o que não deveria ! Hehehe ).

       Recomendo a leitura dessa tetralogia e não tenho intenção de relê-la ! (Tenho mais de seiscentos  livros aqui no Kindle para eu lê-los !!! ). De 01 a 05 , dou nota 04 para este último volume da tetralogia e nota 05 para a tetralogia como um todo ! Foi tempo e dinheiro bem gasto !!! Seja quem for , Elena Ferrante está de parabéns !!! Ela é SENSACIONAL !!! 

       Ah, uma dica : não seja nem Lila nem Lenu na sua vida !!! Preste atenção !!! 


Guaratinguetá, Novembro de 2024.   


         

                                                                    A tetralogia 

Quem é Ele Ferrante - 

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Ela escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano desde 1991. Seus romances mais conhecidos são a série A Amiga Genial, que se tornou um sucesso de vendas internacional e foi adaptado como série pela HBO. Wikipédia
Nascimento: 5 de abril de 1943 (idade 81 anos), Nápoles, Itália
Indicações: Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Strega, MAIS. (Google ). 

 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

História de quem fica e de quem foge - Elena Ferrante. - (Livro 3 da tetralogia napolitana ).

 História de quem foge e de quem fica - Elena Ferrante - (Livro 3 da tetralogia napolitana ). 


Tradução : Maurício Santana Dias. 

Edição : 1ª.

Editora : Globo : "Biblioteca Azul".

Livro : eletrônico.

Leitura realizada através do Kindle, leitor de livro digital da Livraria Amazon.

Páginas : 427 ou posições 5.971. 



A Quadrilogia         

                                                                    Livro 3 

*Minhas impressões : 


       Nesse volume temos a narrativa mais detalhada do movimento estudantil dentro do Partido Comunista X o Partido Facista mais o sucesso do primeiro livro da Lenuccia , editado pela editora da sogra dela , mais o trabalho árduo da Lila na indústria de salsichas e mortadelas do pai do Bruno Soccavo mais a amizade de Nino com Pietro Airota mais a continuação da rotina das famílias do bairro de Lenu em Nápoles ... enfim, muitos acontecimentos que nos levam a refletir sobre a nossa própria vida, nossos pensamentos, nossas decisões, nossas contrariedades, nosso jeito vulnerável de ser e de mascarar quase tudo em nossas vidas !!! (Elena Ferrante fala abertamente sobre assuntos, sentimentos nossos os quais , muitas vezes, tentamos esconder de nós mesmos !!! Incrível !!! ) 

       Vejo meus defeitos e minhas fragilidades bem retratados na pessoa da Lenu ou Lenuccia ou Elena Greco ou Doutora Elena Greco ou senhora Elena Airota !!! (A vida nos muda bastante quando buscamos novas vivências !!! )

       A parte aqui que eu mais gostei foi a síntese que Pietro faz de cada pessoa presente no jantar na casa de Marcelo Solara e Elisa ! Impressionante como ele resume bem a situação de cada um , o jeito de cada pessoa ser e agir !!! Aplausos para Pietro !!!

       Angustiou-me deveras a dificuldade da Lenu para escrever o segundo livro ! Isso nos leva a refletir sobre o trabalho árduo de um escritor e me fez recordar um dos poemas do grande poeta brasileiro , Carlos Drummond de Andrade ! Também encontramos nesse livro as questões relativas ao empoderamento feminino , à libertação da mulher ! Claro que eu discordo de MUITAS !!!  Às vezes, fiquei bastante irritada e "briguei" com os personagens !!! (Penso que liberdade é uma coisa, leviandade é outra ! Acredito na instituição tradicional da FAMÍLIA ! Filho em primeiro lugar ! Mas, cada um pensa como deseja , age como pode e arque com as suas consequências !!! )

       Senti muito dó de algumas crianças aqui ! A gente percebe como, amiúde, os "adultos" decidem o que julgam ser o melhor para eles e como a criança paga CARO pelas irresponsabilidades desses mesmos adultos !!! Entra ano, sai ano; entra década, sai década; entra século, sai século; entra milênio, sai milênio e os problemas são quase todos os mesmos ! Coisa de doido !!! 

      O personagem que eu mais gostei aqui foi o do Enzo ! Pessoa EXCEPCIONAL !!! MARAVILHOSA  ! Pessoa que realmente MERECE a FELICIDADE !!! Aplausos para ele !!! 

      Pasquale me irritou bastante com os discursos socialistas dele ! Não gostei ! Senti vontade de dar uns socos na cara dele !!!

      Adorei o desabafo de Gigliola para Lenuccia sobre a vida dela com Michele Solara e os cumprimentos dela para a mesma pela publicação e sucesso do primeiro livro dela ! 

      É impressionante como constatamos aqui a falta de PERTENCIMENTO de uma pessoa quando ela deixa de fazer parte de uma classe social e "migra" para a outra - independente dos motivos, das causas ! - e como a pessoa continua insatisfeita e infeliz !!!

      Gostei muito também das falas de Immacolata , mãe da Lenuccia, para a mesma ! Mulher simples e sábia ! Mulher inteligente e corajosa ! Aplausos para ela também !!!

      São muitos os acontecimentos nessa parte da história da "amiga genial " !!! Darei cinco estrelas para essa leitura na minha página no Skoob. Recomendo essa leitura. 


Guaratinguetá , Outubro de 2024.     


       Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Ela escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano desde 1991. Seus romances mais conhecidos são a série A Amiga Genial, que se tornou um sucesso de vendas internacional e foi adaptado como série pela HBO. Wikipédia

Nascimento: 5 de abril de 1943 (idade 81 anos), Nápoles, Itália

Indicações: Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Strega, MAIS.

(Google)

sábado, 19 de outubro de 2024

História do novo sobrenome - Elena Ferrante. (Tetralogia Napolitana ; vol. 2; Juventude ) -



 



Tradução : Maurício Santana Dias. 
Edição : 1ª - 2016.
Editora São Paulo - Biblioteca Azul.
Livro eletrônico : leitura realizada através do e-reader da Livraria Amazon : Kindle. 
Páginas : 560 ou 6.822 posições.
Volume 2 - Juventude - tetralogia napolitana. 

*Minhas impressões : 

       Nesse calhamaço, segundo volume da tetralogia napolitana da famosa Elena Ferrante, temos a JUVENTUDE das garotas Lenu e Lila, as protagonistas ! 
       Nesse período temos o casamento de Lila e o passeio dela, Pinuccia, Lenu e Nunzia, mãe de Lila para o litoral porque o médico recomendou que Lila tomasse muitos banhos de mar e sol para ela se fortalecer e conseguir engravidar , como é o maior desejo de Stefano, marido dela ! 
       Na praia, as garotas encontram com Nino e Bruno , ambos universitários ! Bruno é filho de um industrial , família muito rica e Nino, a paixão secreta de Lenu , é filho de Donato Sarratore, um funcionário da ferrovia e um poeta ! 
       Nunzia, mãe de Lila, quase não sai da casa da praia que o Stefano alugou para elas passarem meses por lá ! Ela faz serviços domésticos o dia todo ! Coitada ! 
       Stefano e Rino, marido de Pinuccia, irmão de Lila, passam os finais de semana com elas na praia e durante a semana, eles trabalham e por isso, retornam para Nápoles ! 
       A convivência das garotas Lila e Pinuccia com Bruno e Nino, todos os dias, na praia, correndo, brincando, nadando, bebendo água de côco ... as conscientiza do grande erro que foi o casamento delas, do quanto de alegria da juventude elas se veem privadas e é aí que muitas coisas boas e ruins acontecem !!!
      Lenuccia ou Lenu ou Elena Greco é a única solteira, livre, leve e solta ali entre as garotas ! Todavia, ela não se sente bem porque Bruno conversa muito com Pinuccia e Nino, com Lila !!! 
      Nesse volume, ficou bem claro pra mim em como Lila e Lenu possuem uma amizade tóxica, em como Lila é infeliz e ousada, em como Lenu é doente por sempre se comparar com Lila, por sempre querer ser igual a ela , por sempre querer possuir a estima dela ! Lenu possui uma baixa autoestima e eu me identifiquei MUITO com ela em diversos momentos : no desinteresse de Nino em relação a ela como mulher; no sentimento de inferioridade diante do conforto da vida dos ricos que ela conhece e com os quais estuda e na amizade doentia dela por Lila que uma vez a favorece muito comprando livros novos para ela, estudando com ela, oferecendo o quarto de hóspedes da casa dela para ela estudar sossegada e , quando se vê diminuída por Lenuccia que estuda e é solteira, começa a humilhá-la, provocá-la, zombar dela !!! 
       Dei 05 estrelas para esse volume. Foi uma boa leitura. Recomendo.
       Ah, fiquei MUITO EMOCIONADA nos três últimos capítulos e senti a IMPORTÂNCIA das nossas ESCOLHAS na nossa vida !!! 

Guaratinguetá, Outubro de 2024.    

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Ela escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano desde 1991. Seus romances mais conhecidos são a série A Amiga Genial, que se tornou um sucesso de vendas internacional e foi adaptado como série pela HBO. Wikipédia
Nascimento: 5 de abril de 1943 (idade 81 anos), Nápoles, Itália
Indicações: Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Strega, MAIS.

domingo, 29 de setembro de 2024

A Amiga Genial - Elena Ferrante. - (Tetralogia Napolitana - Vol. 1 ) -

 E-book : A Amiga genial.

Autora : Elena Ferrante.

Tradução : Maurício Santana Dias.

Páginas : 336.









Editora : Biblioteca Azul.

Edição : 1ª.

Leitura realizada através do Kindle, e-reader da maravilhosa livraria Amazon !!! 


       Aqui temos a história de duas meninas , duas adolescentes : Lina ou Lila e Lenuccia ou Lenu !!! 

       Elena Greco é Lenuccia ou Lenu e é uma garota que direciona a vida dela de acordo com as escolhas, a vida , as atitudes de Raffaella Cerullo ou Lina ou Lila, como é chamada por Lenu ! 

      Lila é uma menina muito inteligente, esperta e de forte personalidade ! Seus pais , Fernando e Nunzia têm uma sapataria ! Nunzia é dona de casa e Fernando trabalha na sapataria junto com seu filho Rino. 

      Lenu é da família Greco ! O pai é contínuo num departamento da prefeitura e a mãe é dona de casa ! 

      Aqui temos uma história que envolve algumas famílias : Cerullo, Greco, Carracci, Peluso, Cappuccio, Sarratore , Scanno, Solara, Spagnuolo e Gino, o filho do farmacêutico ; os professores Ferraro, Oliviero, Gerace, Galiani e Nella Incardo , prima da professora Oliviero, de Ischia. 

       Este é o primeiro volume de uma tetralogia e eu vou ler todos eles porque estou totalmente envolvida pela escrita maravilhosa, densa, inteligente de Elena Ferrante, pseudônimo do autor ! Não sabemos se esse autor é um homem ou uma mulher ! Não sabemos de quem se trata ! Elena Ferrante é um pseudônimo !!!

      Lila e Lenu passam juntas por momentos muito importantes : os problemas familiares , as traições, as falsidades, as agressividades de pessoas próximas e sonhos de uma vida com mais alegria, amor , compreensão e conforto material !!!

      Aqui temos casos de abusos, de desrespeito diante da figura feminina e de coragem frente às adversidades. 

      É interessante o espírito de empreendedora da Lila e COMO ela sempre influencia as pessoas, as manipula !

      Lenu tem tipo uma OBSESSÃO por Lila e uma visível baixa autoestima ! 

      Observamos como as pessoas anseiam por uma vida material melhor e fazem de UM TUDO para que ela seja possível !!!

      Eu poderia falar muitas coisas aqui ! Todavia, spoilers iriam se suceder e por isso , não as mencionarei ! 

      O que eu mais gostei nessa história foi de constatar como realmente, quase sempre, a vida nos é INJUSTA e como o ESTUDO faz mesmo a diferença no modo da pessoa olhar para a vida e fazer as suas escolhas !!!

     Dei cinco estrelas para esse livro na Amazon e farei o mesmo na minha página no Skoob.

     Já iniciei a leitura do volume dois : "História do Novo Sobrenome ". 

     Acredito que isso não será relevante para a autora dessa tetralogia, mas, eu me tornei sua fã !!! Estou amando essa história !!! (Principalmente, por causa da SONDAGEM PSICOLÓGICA que ela faz das protagonistas !!! ) 


Guaratinguetá , Setembro de 2024.    


Sobre a autora : 

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Ela escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano desde 1991. Seus romances mais conhecidos são a série A Amiga Genial, que se tornou um sucesso de vendas internacional e foi adaptado como série pela HBO. Wikipédia
Nascimento: 5 de abril de 1943 (idade 81 anos), Nápoles, Itália



sexta-feira, 16 de agosto de 2024

A Vida invisível de Eurídice Gusmão - Martha Batalha.

 


E-book.

Páginas : 210.

Editora : Companhia das Letras. 


*Minhas impressões : 


- As Irmãs. 


Na verdade, eu imaginei uma história empolgante e ... eu me decepcionei ! 

       Aqui a Martha Batalha fala da vida de Eurídice e da sua irmã Guida ! Duas pessoas bem diferentes !

       Eurídice é a obediente, comportada, politicamente correta que se casa com um funcionário de um banco, tem filhos, tem empregada , tem uma casa bem mobiliada, com conforto e se sente inútil !

       Guida é a doidinha da família, a ovelha negra que foge com o namorado e leva uma vida bem diferente do que os pais desejaram pra ela ! 

       As duas são mulheres bonitas, corajosas , inteligentes, porém, de formas diferentes !!!

       A vida invisível de Eurídice Gusmão fala sobre a paixão dela pelos livros e em como , graças a esses, ela se empodera ! É um livro feminista ! Que fala sobre a mulher que é inteligente e que luta pra ter vez e voz !

       De zero a 05, dou nota 03 para este livro e não pretendo relê-lo. 


Guaratinguetá, Agosto de 2024.  



Martha Mamede Batalha é uma escritora e jornalista brasileira. Wikipédia

Nascimento: 1973 (idade 51 anos), Recife, Pernambuco

Indicações: Prêmio Jabuti de Romance Literário

Nome completo: Martha Mamede Batalha.

       

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

A Valise do professor - Hiromi Kawakami.




 

Tradução de : Jefferson José Teixeira.

Livro físico.

Páginas : 228.

Editora : Estação Liberdade.

Edição : 3ª. 


       Aqui temos a história de TSUKIKO OMACHI e de HARUTSUNA MATSUMOTO; este último, foi um dos professores da primeira no Ensino Médio e eles se encontram, de início, casual e esporadicamente, no Bar de Satoru onde bebem bastante saquê, comem várias iguarias da gastronomia japonesa ! 

       À princípio, nasce uma linda amizade entre uma mulher solitária de 38 anos de idade que mora sozinha e trabalha numa firma e um homem viúvo que tem mais de oitenta anos de idade, mora só, tem uma saúde boa e é aposentado, vive com tranquilidade ! 

       O livro é rico em informações sobre alguns escritores japoneses e , principalmente, a respeito da gastronomia asiática !!! 

       Confesso que nos últimos capítulos eu já estava ficando entediada e querendo terminar logo a leitura desse livro porque ele estava sem graça, apático, parado, bobo demais ! Mesmo assim, dei três estrelas para ele na minha página no Skoob por causa do conhecimento que eu obtive da gastronomia japonesa !!!

       O final me agradou e a simbologia da valise do professor me emocionou !!!

       Essa narrativa é sobre amizade verdadeira, amor e solidão ! Achei interessante a história do professor, (como é normalmente chamado aqui pela Tsukiko ) , com a esposa dele ! 

       É impressionante como esse casal bebe ! Meu Deus ! Dei um pouco de risada com eles em alguns momentos ! 

       Não pretendo reler esse livro e não o recomendo por saber de livros melhores nessa literatura asiática. De zero a cinco, dou nota 3 por causa dos meus conhecimentos obtidos em relação à gastronomia asiática. 


Guaratinguetá , Agosto de 2024.     





Hiromi Kawakami é uma escritora japonesa conhecida por sua ficção, poesia e crítica literária incomparáveis. Ela ganhou vários prêmios literários japoneses, incluindo o Prêmio Akutagawa, o Prêmio Tanizaki, o Prêmio Yomiuri e o Prêmio Izumi Kyōka de Literatura. Wikipédia

Nascimento: 1 de abril de 1958 (idade 66 anos), Tóquio, Japão

Prêmios: Prémio Tanizaki, Prêmio Akutagawa, Noma Literary Prize, Prémio Kyōka Izumi de Literatura, Prémio Murasaki Shikibu

Filmes: Nishino Yukihiko no koi to bouken, センセイの鞄

Gênero literário: ficção, poesia.


domingo, 28 de julho de 2024

Viver - Yu Hua.

 


Tradução : Márcia Schmaltz.
Livro físico.
Editora : Companhia das Letras.
Páginas : 210.

*Minhas impressões : 

- Vida difícil.

       Fugui, um ancião chinês, um camponês, narra a história da sua vida para um peregrino. 
       Aqui temos a história de um homem que perdeu toda a fortuna da família porque era boêmio, mulherengo e gostava de jogatina ! 
       Fugui se casou com Jiazhen , filha de um próspero comerciante , e teve dois filhos : Fengxia e Youqing e por causa da falta de juízo de Fugui, a família vai trabalhar na lavoura de arroz e passa por muitas dificuldades e tem uma vida muito difícil , extrema pobreza ! 
      O livro aborda assuntos como : a reforma agrária na China, a Revolução Cultural e a segunda Guerra Mundial !!! 
      Muitas cenas me fizeram parar a leitura, respirar fundo e pensar um pouco na vida durante alguns minutos para depois, dar continuidade à  leitura !!! 
      Duas cenas não saíram da minha cabeça : o dia que a família de Fugui fechou as portas e as janelas da casa e comeu uma tigela de arroz como se fosse um verdadeiro banquete e a morte das ovelhas de Youqing. Doeu no meu coração ler e reler essas cenas !!!
       Com essa leitura tive uma boa lição : nunca mais irei me referir a mim e à minha família como POBRES !!! Nunca mais !!! Porque aqui, nós vemos o que é mesmo ter uma vida pobre !!! Meu Deus !!!
       O diretor de cinema Zhang Yimou, em 1994, adaptou esse livro para o cinema; contudo, por enquanto, eu só o encontrei nos idiomas  japonês e  inglês ! 
       De 1 a 5, dou nota 4 para esse livro ! Eu o recomendo. Não penso em relê-lo  ! (Ah, esse foi o primeiro livro desse escritor que eu li e quero ler mais livros dele !!! )

Guaratinguetá, JuLho de 2024.  



Yu Hua é um autor chinês, amplamente considerado o principal escritor de ficção de vanguarda e um dos maiores autores vivos da China. Pouco depois de sua estreia como escritor de ficção em 1983, seu primeiro avanço veio em 1987, quando lançou o conto "On the Road at Age Eighteen". Wikipedia (inglês)
Mostrar descrição original
Nascimento: 3 de abril de 1960 (idade 64 anos), Hangzhou, China
Irmãos: Hua Xu
Pais: Hua Zizhi, Yu Peiwen.

                                   *   *   * 

*Filmes citados aqui : 


                                     E : 


*Queres saber mais sobre esse livro ?! 

  

*Excelente canal !!! Aprendo muito com o Rodrigo Vilela !!!  





quinta-feira, 25 de julho de 2024

A Cabeça do santo - Socorro Acioli.

 



Editora : Companhia das Letras.

E-book.

Páginas : 177. 

Leitura feita através do Kindle, e-reader da Livraria Amazon. 


*Minhas impressões : 


       Este foi o primeiro livro da escritora Socorro Acioli que eu li e eu adorei !!! Dei muitas risadas !!!

       "A Cabeça do santo " conta a história de Samuel, filho de Mariinha que foi para Candeia para cumprir uma promessa que ele fez para a mãe dele antes dela vir a falecer !!!

       Mariinha pediu para Samuel acender três velas depois que ela morresse : uma aos pés de Santo Antônio, outra , aos pés de São Francisco e outra, aos pés da estátua do santo Padre Cícero ! Ele também deveria procurar pela pessoa do pai e da avó ! 

       A Cabeça do santo é uma cabeça de Santo Antônio que foi separada do corpo por causa de um erro de um pedreiro que montou a mesma fora do corpo do santo e ... quando foi para colocá-la no corpo do santo, não teve como, não deu certo ! Conclusão : a cabeça do santo ficou onde foi montada e o corpo do santo ficou no alto do  morro sem cabeça ! 

       Vi um vídeo no YouTube sobre esse livro da Socorro Acioli e fiquei a par de que realmente existe o corpo de Santo Antônio sem a cabeça na cidade de Caridade no Ceará aqui no Brasil ! Essa história, segundo a Isabel Lubrano , foi baseada na história dessa estátua !!!  

       Samuel chega em Candeia e não tendo onde ficar , busca abrigo na cabeça do santo e aí começa toda a trama ! 

       Temos aqui um realismo mágico que é o fato de Samuel ouvir os cânticos e as orações, os pedidos das mulheres na cabeça do santo e uma conversa com uma pessoa já falecida ! 

       Gostei de tudo !!! Da ressurreição do povoado , do casamento do Dr. Adriano, da louca da avó dele, dona Niceia , da maldosa da Helenice, do Francisco, seu amiguinho na cidade ... É interessante perceber como uma crença pode construir ou destruir a vida de uma cidade , a vida de uma pessoa !!! Lembrei-me aqui de uma cidade próxima à minha : Aparecida - SP , terra de Nossa Senhora Aparecida !!! Porque, em torno da imagem de Nossa Senhora Aparecida, toda uma cidade é cheia de comércio, turismo , dinheiro e o mesmo , começa a acontecer em Candeia !!!

       É muito interessante também a história de Fernando e Helenice e a viagem do primeiro para Cabo Verde !!! 

       Aqui nós temos momentos cômicos, tristes, política, comércio, de tudo um pouco ! Foi uma leitura deliciosa e quero ler mais livros dessa escritora brasileira contemporânea !!! 

      De 1 a 5, dou nota 4 para esse livro e o recomendo. Não pretendo relê-lo ! (Não dou nota 5 porque reservo essa nota para livros excepcionais como "Atlas de Nuvens " de David Mitchell , por exemplo !!! )


Guaratinguetá , JuLho de 2024. 


          


 Socorro Acioli é uma jornalista e escritora brasileira, e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Wikipédia

Nascimento: 24 de fevereiro de 1975 (idade 49 anos), Fortaleza, Ceará

Prêmios: Prêmio Jabuti de Livro Infantil.


                                                                *   *   * 



                                                      * Isabela Lubrano * 


*Livro citado aqui : 



                                                                  * David Mitchell * 









terça-feira, 16 de julho de 2024

Os Malaquias - Andréa Del Fuego.


 

E-book.

Páginas : 199.

Editora : Companhia das Letras. 


*Minhas Impressões : 


- Desencontros, mentiras e mudanças. 


       Nesse livro da escritora brasileira contemporânea Andréa Del Fuego, temos uma narrativa que conta a história de três irmãos : Nico, Antônio e Júlia ! 

       Eles perderam os pais por causa de uma tempestade no vilarejo que fez cair um raio dentro do quarto dos pais e órfãos, eles foram adotados por Geraldo , o homem importante, endinheirado  do local !

       Antônio e Júlia foram entregues às irmãs francesas as quais adotavam crianças órfãs e as dava em adoção para famílias financeiramente bem sucedidas na região ! 

       Júlia foi adotada pela família de Leila. Ficou como ajudante da empregada-chefe da casa ! 

       Nico, ficou com Geraldo e foi educado por ele e trabalhou bastante nas terras do mesmo ! 

       Antônio ficou sob os cuidados das irmãs francesas. Elas o

adotaram para sempre. 

       Geraldo se apossou da casa dos pais deles. 

       São muitos os acontecimentos na vida desses três irmãos e quero dar ênfase aqui ao fato de como a falta de instrução, de malícia e de família pode prejudicar uma pessoa que tem tudo para viver com conforto, fartura e ser verdadeiramente feliz !!!  

       Eu fiquei surpresa com a qualidade literária da escrita de Andréa Del Fuego ! Confesso que eu não esperava gostar tanto desse livro ! É uma leitura fluida, fácil e que te prende, te envolve, te seduz  !!! 

        Aqui temos um elemento fantástico que é dona Geraldina e o Geraldo após a morte deles !!! Foi engraçado !!!

       Gostei desses personagens :  Antônio, Maria ,Ludéria e Messias  !!! O primeiro, trabalhador, prestativo; Maria, esperta, inteligente; Ludéria , amável, amiga e Messias, um homem protetor, compreensivo , dentro do possível !!!

       O surgimento de uma hidrelétrica no vilarejo de Serra Morena  mexe com a vida de todos ! A vinda da energia elétrica ao povoado deixa a mulherada muito contente ! 

       Percebemos claramente aqui , a capacidade que o ser humano tem de ser desumano quando se trata de ganhar dinheiro, poder , status !!!

       Adorei o final ! Foi realista e surpreendente , fez-me parar e pensar na vida !!! Quero ler mais livros dessa autora ! Não pretendo reler esse livro. Dei quatro estrelas para essa minha leitura na minha página no Skoob. Recomendo essa leitura. 


Guaratinguetá, JuLho de 2024. 



Andréa del Fuego  é uma escritora brasileira. 

Nascimento: 15 de abril de 1975 (idade 49 anos), São Paulo, São Paulo

Prêmios: Prémio Literário José Saramago

Formação: Universidade de São Paulo.

( Wikipédia )


         

         

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Klara e o Sol - Kazuo Ishiguro.



Tradução : Ana Guadalupe.

Livro físico.

Páginas : 330.

Editora : Companhia das Letras.


*Minhas impressões : 


       Aqui temos uma história de Klara, um robô, uma AA , como se fala no livro , uma inteligência artificial que está exposta na vitrine de uma loja aguardando um comprador para levá-la para uma casa para alguma família que possa se beneficiar com a companhia dela, as opiniões dela sobre várias situações e por aí vai !

       Klara é observadora e inteligente, "humana", "amorosa" e se encanta com a atenção que Josie dá pra ela e ... acaba sendo comprada por Chrissie, a mãe de Josie.

       De início, julguei que seria uma leitura leve, divertida e muito interessante ; contudo, não foi assim ! O livro está dividido em seis partes e até a terceira parte , ele estava arrastado, lento, chato , nada interessante ! Eu quase o abandonei !!!

       Klara precisa da energia solar para ela funcionar direito e aqui, o Sol é um personagem crucial porque é graças a ele que ela obtém sucesso em um dos seus projetos !!!

       Klara e o Sol fala sobre amizade verdadeira, empatia ; abandono, solidão, traição e limitação em vários aspectos da nossa vida ! 

       Fiquei furiosa com o jeito que o senhor Vance falou com Helen , a mãe de Rick , um amigo de infância de Josie que era também seu vizinho ! 

       O senhor Capaldi, como a maioria dos comerciantes, só enxerga os seus próprios interesses financeiros ! 

       Gostei de Paul, o pai da Josie ! Ele é um engenheiro desempregado que mora numa comunidade considerada comunista ou socialista ou facista ! Trata-se de um homem humano, sensível e achei engraçado ele tratar Josie pelo nome de Animal ! 

       Gosto muito dos livros da literatura asiática porque percebo claramente que os escritores não nos entregam nada mastigado !Eles pedem uma leitura atenciosa, fazem-nos pensar, deduzir as situações, os sentimentos das pessoas ! 

       O final foi realista. Emocionei-me, porém, não gostei.

       De zero a cinco, dou nota três para esse livro e o faço porque, embora ele tenha uma aparência de livro insípido, idiota e devagar quase parando, ele aborda temas muito importantes !!! Não tenho intenção de relê-lo e não seria o tipo de livro que eu recomendaria ! 

       Ah, Klara me lembrou uma matéria que li no jornal "Folha de SP " há alguns anos sobre bonecos robôs que faziam companhia para pessoas idosas na China. Muito triste terminar a vida conversando e abraçando um robô porque não se tem nenhuma pessoa ! Credo !!! Todavia, não nego que estamos mesmo caminhando para isso e com passos largos e apressados !!! 


Guaratinguetá , JuLho de 2024.  


                                   *Kazuo Ishiguro * 

       Kazuo Ishiguro, é um escritor nipo-britânico. Ishiguro foi galardoado com o Nobel de Literatura em 2017. Suas obras foram traduzidas para mais de 40 idiomas. Wikipédia

Nascimento: 8 de novembro de 1954 (idade 69 anos), Nagasaki, Nagasaki, Japão

Influenciado por: Margaret Atwood, Kenzaburo Oe, Fiódor Dostoiévski, Marcel Proust

Filhas: Naomi Ishiguro

Cônjuge: Lorna MacDougall (desde 1986)

Prêmios: Prêmio Nobel de Literatura, Prêmio Man Booker, Costa Book of the Year, Ordem das Artes e das Letras.




    


  

 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

A Sordidez das pequenas coisas - Alê Garcia.

  Editora : Dublinense.
E-book : leitura feita através do Kindle.
Páginas : 174.

*Minhas impressões :

         Este foi o primeiro livro do gaúcho Alê Garcia que eu li ! Aqui temos vinte contos que narram a vida pobre, suja, feia e triste do povo negro que reside na periferia e carece de quase tudo !!!
         A escrita do Alê é sofisticada e achei que ele pesou na mão em alguns momentos, "forçou a barra  " usando palavras bonitas, chiques para falar de realidades tão sofridas !
         Confesso que senti um alívio quando finalizei a leitura do mesmo porque embora o livro possua poucas páginas, não foi uma leitura agradável nem fluida nem interessante para mim ! Alê Garcia que me perdoe , mas, está aqui um livro que não quero reler, não recomendo e dei UMA estrela para o mesmo na minha página no Skoob !
         Alguns contos foram tão nojentos que o meu estômago até revirou ! Fiquei com vontade de vomitar !

Guaratinguetá, Junho de 2024.


                                    "Alê Garcia "
 

Autor de livros como "A sordidez das pequenas coisas " ,  finalista do Prêmio Jabuti e vencedor no Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. 

Traduzido para o espanhol e para o inglês. 

Presente na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
 

Participação em diversas coletâneas e revistas literárias.
Colunista de sites como O Globo, Folha de S. Paulo, Digestivo Cultural, Jornal Rascunho, entre outros. 

Criador  editor da revista de literatura Flaubert.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Sul da fronteira , oeste do sol. - Haruki Murakami.


 

 Tradução : Rita Khol.
Editora : Alfaguara.
Livro físico.
Páginas : 177.

*Minhas impressões :

          "Sul da fronteira, oeste do sol " narra a história de Hajime, um japonês de meia-idade que reencontra com uma amiga da infância e se apaixona por ela ! Por isso, ele vê a própria vida toda fora dos trilhos !
          Shimamoto conheceu Hajime guando eles frequentavam a mesma escola, eram vizinhos e estavam na mesma classe ! Ambos se sentiam "diferentes " das outras crianças ! Eles eram filhos únicos de um casal e Shimamoto era deficiente física, ela mancava de uma perna !
           Shimamoto e Hajime passavam as suas tardes, muitas vezes, ouvindo músicas na vitrola do pai dela, na sala da casa dela ! Eles ouviam Nat King Cole e músicas clássicas, principalmente !
          Aqui temos três casos amorosos : Shimamoto, a paixão de Hajime; Izumi, um namoro que não deu certo por causa de uma traição de Hajime e Yukiko, a esposa calma, inteligente, resiliente de Hajime !!!
          Não se trata de simplesmente um romance ! Haruki Murakami realmente entra na alma dos personagens e descreve o sentimento de abandono , de solidão , de carência afetiva e de vazio existencial com uma maestria de tirar o nosso fôlego !!! Você começa a ler o livro e facilmente se vê envolvida com a narrativa !
          Como sempre, Haruki cita várias músicas e , principalmente, de cantores de jazz , um dos seus estilos prediletos !
           Até o momento, li livros de poucos escritores asiáticos e  posso afirmar com segurança   que tenho preferência por essa literatura !!! Amooooo Murakami e estou fazendo uma coleção de livros físicos dele !!!
           Gostei do final desse livro. Realista.
            Dei cinco estrelas para este livro na minha página no Skoob e eu o favoritei ! Futuramente, talvez, irei relê-lo porque ele nos impulsiona a pensarmos e repensarmos a nossa vida ! Você sofre junto com o Hajime e se identifica com os tormentos dele em muitos momentos !!!
          Ah, há discussões aqui sobre dinheiro, negócios, estilos de vida e adorei o discurso da esposa dele sobre o relacionamento deles ! Sou mais Yukiko do que Izumi e Shimamoto ! (Esta última é meio doida e inconsequente e Izumi ... depressiva por demais ! Deus me livre !!! ).
          Aqui não tem pobreza ! Todos têm uma situação financeira satisfatória e ... não gostei do sogro do Hajime ! O velho é um safado !!!
           Bom, agora, lerei um outro livro da literatura asiática e de um outro autor ! (Ah, recomendo a leitura desse e de qualquer livro de Haruki Murakami ; claro ! Sempre !!! )
            

Guaratinguetá, Junho de 2024.   
    


            Haruki Murakami é um escritor e tradutor japonês. Seus livros são sucessos de vendas no Japão e internacionalmente. Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas. Wikipédia
Nascimento: 12 de janeiro de 1949 (idade 75 anos), Fushimi, Quioto, Japão
Influenciado por: Franz Kafka, Fiódor Dostoiévski · Mostrar mais
Influenciado / Influenciada: Banana Yoshimoto, David Mitchell, Jun Maeda, David Conyers, Yoshikazu Kuwashima
Prêmios: Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção · Mostrar mais
Cônjuge: Yoko Murakami (desde 1971)     

quinta-feira, 6 de junho de 2024

A Palavra que resta. - Stênio Gardel.

 

Editora : Companhia das Letras.
E-book : páginas : 152.

*Minhas impressões :

         Aqui conhecemos um senhor da terceira idade que se chama Raimundo Gaudêncio e quer aparender a ler e a escrever porque deseja ler uma carta ! Essa carta está com ele desde a idade da pré-adolescência ! Foi Cícero, seu namorado, quem escreveu e pediu para Marcinha, a irmã dele, entregá-la e ele carregou consigo essa carta durante toda a vida !!!
         Raimundo Gaudêncio foi colocado pra fora da casa dos pais,  que moravam no sertão nordestino , porque o pai dele descobriu que ele era um  menino que gostava de meninos !!!
         Este livro fala sobre homofobia e analfabetismo ! Temos aqui uma história realista e triste, muito triste !!!
         É impressionante constatarmos como tudo seria BEM DIFERENTE , melhor, alegre, tranquilo se Raimundo fosse aceito pela família dele , pela sociedade , por ele mesmo e se ele soubesse ler e escrever !!!
         Senti a violência que foi para um homem como ele, trabalhar como chapa, quer dizer, como carregador de mercadoria para caminhão !
         Fiquei contente quando ele começou a costurar e , assim sendo , ser feliz porque fazia o que gostava !
         Doeu meu coração vê-lo rejeitado pela mãe e , mesmo não querendo , ser obrigado a arrumar sua trouxa e partir ! Ele , sem querer, também partiu o coração de Marcinha , sua irmã !!! Muita tristeza e sabemos que isso realmente ocorre , principalmente, em cidades, regiões, povoados onde as pessoas não possuem acesso à escola, à cultura, à leitura de bons livros !!!
          Não gostei da forma pela qual Stênio Gardel escreve ! Se é ESCRITA CRIATIVA iniciar orações com letras minúsculas, costurar um parágrafo no outro, misturar tempos e falas num curto espaço , afirmo que não me apraz esse tipo de texto ! Nesse aspecto , também , sou conservadora !!!
           Esse foi o primeiro livro do Stênio Gardel que eu li e quero ler mais livros dele porque ele realmente sabe nos envolver na história !!!
           Gostei de saber o significado de algumas palavras ! Amo as palavras !!!
            De zero a cinco, dou nota 04 para este livro e recomendo! Não tenho a intenção de relê-lo.

Guaratinguetá , Junho de 2024. 

 


 STÊNIO GARDEL nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. 

Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária.

 Desde 2017 tem participado de diversas coletâneas de contos. A palavra que resta é seu primeiro romance e foi escrito durante os Ateliês de Narrativa ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza. 

Em 2023, ao lado da tradutora Bruna Dantas Lobato, Gardel recebeu o National Book Award de melhor obra traduzida de literatura, pela edição em inglês de A palavra que resta (The Words that Remain).

quarta-feira, 5 de junho de 2024

David Copperfield - Charles Dickens.

 

Tradução : José Rubens Siqueira.
Editora : Companhia das Letras.
Livro físico.
Páginas : 1.121.

Minhas impressões :

       Comecei a leitura desse famoso clássico da literatura inglesa em janeiro deste ano e terminei agora, em Junho ! Gostei; claro !!!
        Trata-se de uma boa novela que , dizem ! , é um romance autobiográfico e o predileto de Charles Dickens !
         David Copperfield é um menino que não conheceu o pai porque o mesmo faleceu quando ele era um bebê e que foi maltratado pelo segundo marido de sua mãe e, também, sofreu algumas rejeições na escola !
         O começo da história é muito triste e, por isso, quase desisti da leitura do mesmo ! Mas, gosto de Dickens e dei continuidade à minha leitura !
         David Copperfield é bem cuidado e amado pela sua babá , a senhora Peggotty, irmã do senhor Peggotty , uma família boa , de pessoas decentes e humanas !
         Irritou-me o amor dele, na juventude, por Dora ! Na verdade, eu fazia gosto dele com Agnes, a filha do senhor Wickfield ! David morou na casa dele para poder continuar com os estudos !
         Admirei a firmeza de caráter da tia dele , a senhorita Betsey Trotwood !
         David conservou a amizade de algumas pessoas por toda a vida e entre essas , a de Sterrforthy e a de Traddles !
         O senhor Dick, amigo e hóspede da sua tia, foi um personagem admirável ! Uma pessoa simples, pura , ingênua, bondosa e que a gente percebe uma leve deficiência mental. Ele foi muito amigo de David, a vida toda !
         Outra pessoa boa na história foi Ham, o primo de Emily e que , infelizmente, sofreu muito por causa de uma escolha errada desta última !
          Dickens fala sobre a vida de pessoas HUMANAS , simples e que lutam pela sobrevivência , lutam para serem melhores !!!
           A devoção de Peggotty para com David foi realmente a salvação dele !!! Um anjo bom que Deus colocou na vida dele !
         David começa a pegar gosto pela arte de escrever romances quando já está casado com Dora e trabalha como um funcionário concursado da Casa Civil.
          É impressionante quantas falcatruas comerciais, quer dizer, negócios desonestos, ilícitos, ele presencia entre pessoas do trabalho dele e entre alguns conhecidos de familiares dele !!!
          Percebo como a mulher só tem valor quando é boa dona-de-casa, esposa atenciosa e mãe zelosa ! No máximo , é permitido a ela a atividade de  professora !
          Dickens não é muito aplaudido por excelentes escritores à toa , quero dizer com isso que ENCANTOU-ME a linguagém poética do texto dele !!!
Este é um livro para ser "degustado" , ou seja, lido com atenção e calma !!!  
           São muitas as histórias e eu fiquei satisfeita com o final do romance.
           Esse foi o segundo livro de Dickens que eu li.
           Recomendo essa leitura e dou nota , ( de zero a 5 ) , 5 para a mesma.
Não pretendo reler esse calhamaço !

Guaratinguetá, Junho de 2024.     

 


 Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. Wikipédia
Nascimento: 7 de fevereiro de 1812, Landport, Portsmouth, Reino Unido
Falecimento: 9 de junho de 1870, Gads Hill Place, Reino Unido
Influenciado por: William Shakespeare, Victor Hugo · Mostrar mais
Filhos: Francis Dickens, Henry Fielding Dickens, Edward Dickens · Mostrar mais
Cônjuge: Catherine Dickens (de 1836 a 1858)
Netos: Gerald Charles Dickens, Henry Charles Dickens · Mostrar mais