quarta-feira, 24 de maio de 2023

Yalo - Elias Khoury.


 

Tradução : Safa A-C Jubran.

Editora : Record.

Páginas : 349, (livro físico ). 

 

        "Essa é a história de um homem libanês de 33 anos de idade que vai parar na cadeia por causa de denúncias de roubos, estupros e , também , por armazenar em casa alguns explosivos que eram utilizados por guerrilheiros.
       Não se trata de uma leitura fácil porque narra situações muito conflituosas, vidas perturbadas : um rapaz vítima das circunstâncias; uma mãe que não pôde ter ao seu lado o homem que realmente amava; um avô que também era o seu pai e que se tornou padre; uma tia ausente ; um pai que sumiu ...
        Yalo foi para a guerra para desaparecer da vida da mãe que estava enlouquecendo ! Fugiu do quartel junto com um amigo (Toni ) e foram para Paris. Nessa cidade, foi abandonado pelo "amigo" e como não sabia falar francês e não tinha dinheiro, foi morar na rua, perto do metrô e viver como um mendigo , até que , um abençoado dia, um libanês para para conversar com ele e o leva de volta para Beirute.
         Neste livro temos cantores , escritores da literatura árabe sendo mencionados ! Foi o meu primeiro livro lido de romance libanês ! Gostei !
          Na prisão, Yalo sofre torturas excruciantes e se vê obrigado a escrever em muitas folhas brancas a sua vida de forma detalhada e é neste abençoado ato que Yalo se descobre, mergulha em si e se conhece de verdade !!!
          Este livro faz uma linda homenagem ao PODER DA PALAVRA ESCRITA !!! Há muitos questionamentos sutis nele ! Filosofia sobre a nossa vida e em como somos muitas vezes impedidos, criados, educados, formados para sermos INFELIZES !!!
           Dei três estrelas para este livro (físico ) porque ele foi repetitivo muitas vezes e me deixou triste ! Não gosto de histórias tristes.
            Os últimos capítulos por assim dizer, foram emocionantes !!! Aí , fui compreender muitos acontecimentos narrados no início do livro !
             O final, na minha humilde opinião , dá uma abertura para um segundo volume ! Fiquei realmente curiosa para saber o que poderia ter acontecido com ele e com a mãe dele após os anos dele na prisão !
              É uma leitura triste, maçante e realista ! Mesmo assim, recomendo. Não tenho a intenção de reler este livro. Todavia, quero ler mais livros deste autor e o próximo será " Porta do Sol " o qual , hoje, (24 de Maio de 2023 ), na Livraria Amazon , no formato de livro físico, capa comum , custa R$  66,58 e , vou comprá-lo daqui a alguns meses ! (Ele não tem em formato de livro eletrônico na Livraria Amazon ! ).

Guaratinguetá , 24 de Maio de 2023. 

 

                                                      Elias Khoury

Elias Khoury é um romancista libanês e intelectual público. Seus romances e críticas literárias foram traduzidos para vários idiomas. Em 2000, ele ganhou o Prêmio da Palestina por seu livro Gate of the Sun, e ganhou o Prêmio Al Owais por escrita de ficção em 2007. Khoury também escreveu três peças e dois roteiros. Wikipedia (inglês)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário