segunda-feira, 1 de maio de 2023

Minha vida até agora - Jane Fonda.


 

 

 Tradução : Alice Klesk.
Editora : Record.
Páginas : 626.

*Minhas impressões :

       Neste calhamaço de 626 páginas , Jane Fonda , com toda a sinceridade, narra sua vida até
Novembro de 2005.
        Ela nasceu no dia 21 de Dezembro de 1937 e teve como pais um ator famoso e uma mãe poetisa, artista plástica que faleceu de forma trágica quando ela tinha apenas 12 anos de idade !
        Fonda foi de uma coragem estupenda !!! Admirei o fato dela falar abertamente sobre a sua bulimia, sua grande mágoa em relação à ausência da mãe na vida dela nos seus primeiros anos de vida , sua depressão após o parto de Vanessa , sua primeira filha , seu ato de se embebedar para se "anestesiar " de situações que ela achava que precisava enfrentar , aceitar ... realmente, este livro dela me surpreendeu !!!
        Jane também fala sobre o seu ativismo político e o seu ingresso no mundo das mulheres feministas !!!
        Há momentos em que ela se apresenta enfadonha, repetitiva, maçante e a gente quer abandonar a leitura em definitivo ! Mas, graças a Deus , consegui ir até o fim e sempre sublinhando as frases , as orações , os parágrafos que eu julgava relevantes !!!
        Ela conseguiu me surpreender também nas últimas páginas quando afirmou que observou que este livro dela também ajudou muitos homens e que eles também sofrem da "doença de agradar " !!!
        Três cenas me impactaram : os dias dela numa cabana tentando aprender a cortar lenha, o amor dela pelo povo vietnamita e a declaração de amor dela no leito de morte do pai. Claro, chorei !!!
         Recomendo este livro e de  zero a dez , dou nota 9 .  Não dou dez porque penso que em 350 páginas o livro já estaria bem escrito !!! (Fiquei estupefata quando ela disse que levou mil páginas para a editora !!! Deus do céu !!! ). Não tenho a intenção de relê-lo. Li livro físico.

*Guaratinguetá , 29 de Abril de 2023.   

 


 Jane Seymour Fonda é uma atriz, escritora, ativista, modelo, empresária, e autora estadunidense. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo dois Oscars, dois Prêmios BAFTA, sete Globos de Ouro, um Prêmio Emmy, além de um Leão de Ouro Honorário e o Prêmio Cecil B. DeMille. Wikipédia
Nascimento: 21 de dezembro de 1937 (idade 85 anos), Nova Iorque, Nova York, EUA
Cônjuge: Ted Turner (de 1991 a 2001), Tom Hayden (de 1973 a 1990), Roger Vadim (de 1965 a 1973)
Filhos: Vanessa Vadim, Troy Garity, Mary Luana Williams
Pais: Henry Fonda, Frances Ford Seymour
Netos: Malcolm Vadim, Viva Vadim
Irmãos: Peter Fonda, Amy Fishman, Frances de Villers Brokaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário