História de quem foge e de quem fica - Elena Ferrante - (Livro 3 da tetralogia napolitana ).
Tradução : Maurício Santana Dias.
Edição : 1ª.
Editora : Globo : "Biblioteca Azul".
Livro : eletrônico.
Leitura realizada através do Kindle, leitor de livro digital da Livraria Amazon.
Páginas : 427 ou posições 5.971.
Livro 3
*Minhas impressões :
Nesse volume temos a narrativa mais detalhada do movimento estudantil dentro do Partido Comunista X o Partido Facista mais o sucesso do primeiro livro da Lenuccia , editado pela editora da sogra dela , mais o trabalho árduo da Lila na indústria de salsichas e mortadelas do pai do Bruno Soccavo mais a amizade de Nino com Pietro Airota mais a continuação da rotina das famílias do bairro de Lenu em Nápoles ... enfim, muitos acontecimentos que nos levam a refletir sobre a nossa própria vida, nossos pensamentos, nossas decisões, nossas contrariedades, nosso jeito vulnerável de ser e de mascarar quase tudo em nossas vidas !!! (Elena Ferrante fala abertamente sobre assuntos, sentimentos nossos os quais , muitas vezes, tentamos esconder de nós mesmos !!! Incrível !!! )
Vejo meus defeitos e minhas fragilidades bem retratados na pessoa da Lenu ou Lenuccia ou Elena Greco ou Doutora Elena Greco ou senhora Elena Airota !!! (A vida nos muda bastante quando buscamos novas vivências !!! )
A parte aqui que eu mais gostei foi a síntese que Pietro faz de cada pessoa presente no jantar na casa de Marcelo Solara e Elisa ! Impressionante como ele resume bem a situação de cada um , o jeito de cada pessoa ser e agir !!! Aplausos para Pietro !!!
Angustiou-me deveras a dificuldade da Lenu para escrever o segundo livro ! Isso nos leva a refletir sobre o trabalho árduo de um escritor e me fez recordar um dos poemas do grande poeta brasileiro , Carlos Drummond de Andrade ! Também encontramos nesse livro as questões relativas ao empoderamento feminino , à libertação da mulher ! Claro que eu discordo de MUITAS !!! Às vezes, fiquei bastante irritada e "briguei" com os personagens !!! (Penso que liberdade é uma coisa, leviandade é outra ! Acredito na instituição tradicional da FAMÍLIA ! Filho em primeiro lugar ! Mas, cada um pensa como deseja , age como pode e arque com as suas consequências !!! )
Senti muito dó de algumas crianças aqui ! A gente percebe como, amiúde, os "adultos" decidem o que julgam ser o melhor para eles e como a criança paga CARO pelas irresponsabilidades desses mesmos adultos !!! Entra ano, sai ano; entra década, sai década; entra século, sai século; entra milênio, sai milênio e os problemas são quase todos os mesmos ! Coisa de doido !!!
O personagem que eu mais gostei aqui foi o do Enzo ! Pessoa EXCEPCIONAL !!! MARAVILHOSA ! Pessoa que realmente MERECE a FELICIDADE !!! Aplausos para ele !!!
Pasquale me irritou bastante com os discursos socialistas dele ! Não gostei ! Senti vontade de dar uns socos na cara dele !!!
Adorei o desabafo de Gigliola para Lenuccia sobre a vida dela com Michele Solara e os cumprimentos dela para a mesma pela publicação e sucesso do primeiro livro dela !
É impressionante como constatamos aqui a falta de PERTENCIMENTO de uma pessoa quando ela deixa de fazer parte de uma classe social e "migra" para a outra - independente dos motivos, das causas ! - e como a pessoa continua insatisfeita e infeliz !!!
Gostei muito também das falas de Immacolata , mãe da Lenuccia, para a mesma ! Mulher simples e sábia ! Mulher inteligente e corajosa ! Aplausos para ela também !!!
São muitos os acontecimentos nessa parte da história da "amiga genial " !!! Darei cinco estrelas para essa leitura na minha página no Skoob. Recomendo essa leitura.
Guaratinguetá , Outubro de 2024.
Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Ela escreveu oito romances e vários livros de não-ficção em italiano desde 1991. Seus romances mais conhecidos são a série A Amiga Genial, que se tornou um sucesso de vendas internacional e foi adaptado como série pela HBO. Wikipédia
Nascimento: 5 de abril de 1943 (idade 81 anos), Nápoles, Itália
Indicações: Prêmio Internacional Man Booker, Prêmio Strega, MAIS.
(Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário