quarta-feira, 10 de julho de 2024

Klara e o Sol - Kazuo Ishiguro.



Tradução : Ana Guadalupe.

Livro físico.

Páginas : 330.

Editora : Companhia das Letras.


*Minhas impressões : 


       Aqui temos uma história de Klara, um robô, uma AA , como se fala no livro , uma inteligência artificial que está exposta na vitrine de uma loja aguardando um comprador para levá-la para uma casa para alguma família que possa se beneficiar com a companhia dela, as opiniões dela sobre várias situações e por aí vai !

       Klara é observadora e inteligente, "humana", "amorosa" e se encanta com a atenção que Josie dá pra ela e ... acaba sendo comprada por Chrissie, a mãe de Josie.

       De início, julguei que seria uma leitura leve, divertida e muito interessante ; contudo, não foi assim ! O livro está dividido em seis partes e até a terceira parte , ele estava arrastado, lento, chato , nada interessante ! Eu quase o abandonei !!!

       Klara precisa da energia solar para ela funcionar direito e aqui, o Sol é um personagem crucial porque é graças a ele que ela obtém sucesso em um dos seus projetos !!!

       Klara e o Sol fala sobre amizade verdadeira, empatia ; abandono, solidão, traição e limitação em vários aspectos da nossa vida ! 

       Fiquei furiosa com o jeito que o senhor Vance falou com Helen , a mãe de Rick , um amigo de infância de Josie que era também seu vizinho ! 

       O senhor Capaldi, como a maioria dos comerciantes, só enxerga os seus próprios interesses financeiros ! 

       Gostei de Paul, o pai da Josie ! Ele é um engenheiro desempregado que mora numa comunidade considerada comunista ou socialista ou facista ! Trata-se de um homem humano, sensível e achei engraçado ele tratar Josie pelo nome de Animal ! 

       Gosto muito dos livros da literatura asiática porque percebo claramente que os escritores não nos entregam nada mastigado !Eles pedem uma leitura atenciosa, fazem-nos pensar, deduzir as situações, os sentimentos das pessoas ! 

       O final foi realista. Emocionei-me, porém, não gostei.

       De zero a cinco, dou nota três para esse livro e o faço porque, embora ele tenha uma aparência de livro insípido, idiota e devagar quase parando, ele aborda temas muito importantes !!! Não tenho intenção de relê-lo e não seria o tipo de livro que eu recomendaria ! 

       Ah, Klara me lembrou uma matéria que li no jornal "Folha de SP " há alguns anos sobre bonecos robôs que faziam companhia para pessoas idosas na China. Muito triste terminar a vida conversando e abraçando um robô porque não se tem nenhuma pessoa ! Credo !!! Todavia, não nego que estamos mesmo caminhando para isso e com passos largos e apressados !!! 


Guaratinguetá , JuLho de 2024.  


                                   *Kazuo Ishiguro * 

       Kazuo Ishiguro, é um escritor nipo-britânico. Ishiguro foi galardoado com o Nobel de Literatura em 2017. Suas obras foram traduzidas para mais de 40 idiomas. Wikipédia

Nascimento: 8 de novembro de 1954 (idade 69 anos), Nagasaki, Nagasaki, Japão

Influenciado por: Margaret Atwood, Kenzaburo Oe, Fiódor Dostoiévski, Marcel Proust

Filhas: Naomi Ishiguro

Cônjuge: Lorna MacDougall (desde 1986)

Prêmios: Prêmio Nobel de Literatura, Prêmio Man Booker, Costa Book of the Year, Ordem das Artes e das Letras.




    


  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário