quinta-feira, 6 de junho de 2024

A Palavra que resta. - Stênio Gardel.

 

Editora : Companhia das Letras.
E-book : páginas : 152.

*Minhas impressões :

         Aqui conhecemos um senhor da terceira idade que se chama Raimundo Gaudêncio e quer aparender a ler e a escrever porque deseja ler uma carta ! Essa carta está com ele desde a idade da pré-adolescência ! Foi Cícero, seu namorado, quem escreveu e pediu para Marcinha, a irmã dele, entregá-la e ele carregou consigo essa carta durante toda a vida !!!
         Raimundo Gaudêncio foi colocado pra fora da casa dos pais,  que moravam no sertão nordestino , porque o pai dele descobriu que ele era um  menino que gostava de meninos !!!
         Este livro fala sobre homofobia e analfabetismo ! Temos aqui uma história realista e triste, muito triste !!!
         É impressionante constatarmos como tudo seria BEM DIFERENTE , melhor, alegre, tranquilo se Raimundo fosse aceito pela família dele , pela sociedade , por ele mesmo e se ele soubesse ler e escrever !!!
         Senti a violência que foi para um homem como ele, trabalhar como chapa, quer dizer, como carregador de mercadoria para caminhão !
         Fiquei contente quando ele começou a costurar e , assim sendo , ser feliz porque fazia o que gostava !
         Doeu meu coração vê-lo rejeitado pela mãe e , mesmo não querendo , ser obrigado a arrumar sua trouxa e partir ! Ele , sem querer, também partiu o coração de Marcinha , sua irmã !!! Muita tristeza e sabemos que isso realmente ocorre , principalmente, em cidades, regiões, povoados onde as pessoas não possuem acesso à escola, à cultura, à leitura de bons livros !!!
          Não gostei da forma pela qual Stênio Gardel escreve ! Se é ESCRITA CRIATIVA iniciar orações com letras minúsculas, costurar um parágrafo no outro, misturar tempos e falas num curto espaço , afirmo que não me apraz esse tipo de texto ! Nesse aspecto , também , sou conservadora !!!
           Esse foi o primeiro livro do Stênio Gardel que eu li e quero ler mais livros dele porque ele realmente sabe nos envolver na história !!!
           Gostei de saber o significado de algumas palavras ! Amo as palavras !!!
            De zero a cinco, dou nota 04 para este livro e recomendo! Não tenho a intenção de relê-lo.

Guaratinguetá , Junho de 2024. 

 


 STÊNIO GARDEL nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. 

Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária.

 Desde 2017 tem participado de diversas coletâneas de contos. A palavra que resta é seu primeiro romance e foi escrito durante os Ateliês de Narrativa ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza. 

Em 2023, ao lado da tradutora Bruna Dantas Lobato, Gardel recebeu o National Book Award de melhor obra traduzida de literatura, pela edição em inglês de A palavra que resta (The Words that Remain).

Nenhum comentário:

Postar um comentário