sexta-feira, 28 de junho de 2024

A Sordidez das pequenas coisas - Alê Garcia.

  Editora : Dublinense.
E-book : leitura feita através do Kindle.
Páginas : 174.

*Minhas impressões :

         Este foi o primeiro livro do gaúcho Alê Garcia que eu li ! Aqui temos vinte contos que narram a vida pobre, suja, feia e triste do povo negro que reside na periferia e carece de quase tudo !!!
         A escrita do Alê é sofisticada e achei que ele pesou na mão em alguns momentos, "forçou a barra  " usando palavras bonitas, chiques para falar de realidades tão sofridas !
         Confesso que senti um alívio quando finalizei a leitura do mesmo porque embora o livro possua poucas páginas, não foi uma leitura agradável nem fluida nem interessante para mim ! Alê Garcia que me perdoe , mas, está aqui um livro que não quero reler, não recomendo e dei UMA estrela para o mesmo na minha página no Skoob !
         Alguns contos foram tão nojentos que o meu estômago até revirou ! Fiquei com vontade de vomitar !

Guaratinguetá, Junho de 2024.


                                    "Alê Garcia "
 

Autor de livros como "A sordidez das pequenas coisas " ,  finalista do Prêmio Jabuti e vencedor no Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. 

Traduzido para o espanhol e para o inglês. 

Presente na Biblioteca Pública de Nova Iorque.
 

Participação em diversas coletâneas e revistas literárias.
Colunista de sites como O Globo, Folha de S. Paulo, Digestivo Cultural, Jornal Rascunho, entre outros. 

Criador  editor da revista de literatura Flaubert.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Sul da fronteira , oeste do sol. - Haruki Murakami.


 

 Tradução : Rita Khol.
Editora : Alfaguara.
Livro físico.
Páginas : 177.

*Minhas impressões :

          "Sul da fronteira, oeste do sol " narra a história de Hajime, um japonês de meia-idade que reencontra com uma amiga da infância e se apaixona por ela ! Por isso, ele vê a própria vida toda fora dos trilhos !
          Shimamoto conheceu Hajime guando eles frequentavam a mesma escola, eram vizinhos e estavam na mesma classe ! Ambos se sentiam "diferentes " das outras crianças ! Eles eram filhos únicos de um casal e Shimamoto era deficiente física, ela mancava de uma perna !
           Shimamoto e Hajime passavam as suas tardes, muitas vezes, ouvindo músicas na vitrola do pai dela, na sala da casa dela ! Eles ouviam Nat King Cole e músicas clássicas, principalmente !
          Aqui temos três casos amorosos : Shimamoto, a paixão de Hajime; Izumi, um namoro que não deu certo por causa de uma traição de Hajime e Yukiko, a esposa calma, inteligente, resiliente de Hajime !!!
          Não se trata de simplesmente um romance ! Haruki Murakami realmente entra na alma dos personagens e descreve o sentimento de abandono , de solidão , de carência afetiva e de vazio existencial com uma maestria de tirar o nosso fôlego !!! Você começa a ler o livro e facilmente se vê envolvida com a narrativa !
          Como sempre, Haruki cita várias músicas e , principalmente, de cantores de jazz , um dos seus estilos prediletos !
           Até o momento, li livros de poucos escritores asiáticos e  posso afirmar com segurança   que tenho preferência por essa literatura !!! Amooooo Murakami e estou fazendo uma coleção de livros físicos dele !!!
           Gostei do final desse livro. Realista.
            Dei cinco estrelas para este livro na minha página no Skoob e eu o favoritei ! Futuramente, talvez, irei relê-lo porque ele nos impulsiona a pensarmos e repensarmos a nossa vida ! Você sofre junto com o Hajime e se identifica com os tormentos dele em muitos momentos !!!
          Ah, há discussões aqui sobre dinheiro, negócios, estilos de vida e adorei o discurso da esposa dele sobre o relacionamento deles ! Sou mais Yukiko do que Izumi e Shimamoto ! (Esta última é meio doida e inconsequente e Izumi ... depressiva por demais ! Deus me livre !!! ).
          Aqui não tem pobreza ! Todos têm uma situação financeira satisfatória e ... não gostei do sogro do Hajime ! O velho é um safado !!!
           Bom, agora, lerei um outro livro da literatura asiática e de um outro autor ! (Ah, recomendo a leitura desse e de qualquer livro de Haruki Murakami ; claro ! Sempre !!! )
            

Guaratinguetá, Junho de 2024.   
    


            Haruki Murakami é um escritor e tradutor japonês. Seus livros são sucessos de vendas no Japão e internacionalmente. Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas. Wikipédia
Nascimento: 12 de janeiro de 1949 (idade 75 anos), Fushimi, Quioto, Japão
Influenciado por: Franz Kafka, Fiódor Dostoiévski · Mostrar mais
Influenciado / Influenciada: Banana Yoshimoto, David Mitchell, Jun Maeda, David Conyers, Yoshikazu Kuwashima
Prêmios: Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção · Mostrar mais
Cônjuge: Yoko Murakami (desde 1971)     

quinta-feira, 6 de junho de 2024

A Palavra que resta. - Stênio Gardel.

 

Editora : Companhia das Letras.
E-book : páginas : 152.

*Minhas impressões :

         Aqui conhecemos um senhor da terceira idade que se chama Raimundo Gaudêncio e quer aparender a ler e a escrever porque deseja ler uma carta ! Essa carta está com ele desde a idade da pré-adolescência ! Foi Cícero, seu namorado, quem escreveu e pediu para Marcinha, a irmã dele, entregá-la e ele carregou consigo essa carta durante toda a vida !!!
         Raimundo Gaudêncio foi colocado pra fora da casa dos pais,  que moravam no sertão nordestino , porque o pai dele descobriu que ele era um  menino que gostava de meninos !!!
         Este livro fala sobre homofobia e analfabetismo ! Temos aqui uma história realista e triste, muito triste !!!
         É impressionante constatarmos como tudo seria BEM DIFERENTE , melhor, alegre, tranquilo se Raimundo fosse aceito pela família dele , pela sociedade , por ele mesmo e se ele soubesse ler e escrever !!!
         Senti a violência que foi para um homem como ele, trabalhar como chapa, quer dizer, como carregador de mercadoria para caminhão !
         Fiquei contente quando ele começou a costurar e , assim sendo , ser feliz porque fazia o que gostava !
         Doeu meu coração vê-lo rejeitado pela mãe e , mesmo não querendo , ser obrigado a arrumar sua trouxa e partir ! Ele , sem querer, também partiu o coração de Marcinha , sua irmã !!! Muita tristeza e sabemos que isso realmente ocorre , principalmente, em cidades, regiões, povoados onde as pessoas não possuem acesso à escola, à cultura, à leitura de bons livros !!!
          Não gostei da forma pela qual Stênio Gardel escreve ! Se é ESCRITA CRIATIVA iniciar orações com letras minúsculas, costurar um parágrafo no outro, misturar tempos e falas num curto espaço , afirmo que não me apraz esse tipo de texto ! Nesse aspecto , também , sou conservadora !!!
           Esse foi o primeiro livro do Stênio Gardel que eu li e quero ler mais livros dele porque ele realmente sabe nos envolver na história !!!
           Gostei de saber o significado de algumas palavras ! Amo as palavras !!!
            De zero a cinco, dou nota 04 para este livro e recomendo! Não tenho a intenção de relê-lo.

Guaratinguetá , Junho de 2024. 

 


 STÊNIO GARDEL nasceu em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, em 1980. 

Trabalha no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e é especialista em Escrita Literária.

 Desde 2017 tem participado de diversas coletâneas de contos. A palavra que resta é seu primeiro romance e foi escrito durante os Ateliês de Narrativa ministrados pela escritora Socorro Acioli em Fortaleza. 

Em 2023, ao lado da tradutora Bruna Dantas Lobato, Gardel recebeu o National Book Award de melhor obra traduzida de literatura, pela edição em inglês de A palavra que resta (The Words that Remain).

quarta-feira, 5 de junho de 2024

David Copperfield - Charles Dickens.

 

Tradução : José Rubens Siqueira.
Editora : Companhia das Letras.
Livro físico.
Páginas : 1.121.

Minhas impressões :

       Comecei a leitura desse famoso clássico da literatura inglesa em janeiro deste ano e terminei agora, em Junho ! Gostei; claro !!!
        Trata-se de uma boa novela que , dizem ! , é um romance autobiográfico e o predileto de Charles Dickens !
         David Copperfield é um menino que não conheceu o pai porque o mesmo faleceu quando ele era um bebê e que foi maltratado pelo segundo marido de sua mãe e, também, sofreu algumas rejeições na escola !
         O começo da história é muito triste e, por isso, quase desisti da leitura do mesmo ! Mas, gosto de Dickens e dei continuidade à minha leitura !
         David Copperfield é bem cuidado e amado pela sua babá , a senhora Peggotty, irmã do senhor Peggotty , uma família boa , de pessoas decentes e humanas !
         Irritou-me o amor dele, na juventude, por Dora ! Na verdade, eu fazia gosto dele com Agnes, a filha do senhor Wickfield ! David morou na casa dele para poder continuar com os estudos !
         Admirei a firmeza de caráter da tia dele , a senhorita Betsey Trotwood !
         David conservou a amizade de algumas pessoas por toda a vida e entre essas , a de Sterrforthy e a de Traddles !
         O senhor Dick, amigo e hóspede da sua tia, foi um personagem admirável ! Uma pessoa simples, pura , ingênua, bondosa e que a gente percebe uma leve deficiência mental. Ele foi muito amigo de David, a vida toda !
         Outra pessoa boa na história foi Ham, o primo de Emily e que , infelizmente, sofreu muito por causa de uma escolha errada desta última !
          Dickens fala sobre a vida de pessoas HUMANAS , simples e que lutam pela sobrevivência , lutam para serem melhores !!!
           A devoção de Peggotty para com David foi realmente a salvação dele !!! Um anjo bom que Deus colocou na vida dele !
         David começa a pegar gosto pela arte de escrever romances quando já está casado com Dora e trabalha como um funcionário concursado da Casa Civil.
          É impressionante quantas falcatruas comerciais, quer dizer, negócios desonestos, ilícitos, ele presencia entre pessoas do trabalho dele e entre alguns conhecidos de familiares dele !!!
          Percebo como a mulher só tem valor quando é boa dona-de-casa, esposa atenciosa e mãe zelosa ! No máximo , é permitido a ela a atividade de  professora !
          Dickens não é muito aplaudido por excelentes escritores à toa , quero dizer com isso que ENCANTOU-ME a linguagém poética do texto dele !!!
Este é um livro para ser "degustado" , ou seja, lido com atenção e calma !!!  
           São muitas as histórias e eu fiquei satisfeita com o final do romance.
           Esse foi o segundo livro de Dickens que eu li.
           Recomendo essa leitura e dou nota , ( de zero a 5 ) , 5 para a mesma.
Não pretendo reler esse calhamaço !

Guaratinguetá, Junho de 2024.     

 


 Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana. No início de sua atividade literária também adotou o apelido Boz. Wikipédia
Nascimento: 7 de fevereiro de 1812, Landport, Portsmouth, Reino Unido
Falecimento: 9 de junho de 1870, Gads Hill Place, Reino Unido
Influenciado por: William Shakespeare, Victor Hugo · Mostrar mais
Filhos: Francis Dickens, Henry Fielding Dickens, Edward Dickens · Mostrar mais
Cônjuge: Catherine Dickens (de 1836 a 1858)
Netos: Gerald Charles Dickens, Henry Charles Dickens · Mostrar mais