sexta-feira, 1 de março de 2024

Noites de Alface - Vanessa Barbara.

   

 

 Editora : Alfaguara.

 Páginas : 141.

Leitura em : livro eletrônico. 

*Minhas impressões :

       Esse livro fala sobre a solidão de Otto após o falecimento de Ada ,  sua  esposa .
       Ada e Otto eram um casal casado e sem filhos ! Eles viveram bem durante décadas e numa determinada  manhã, Ada reclamou de muito cansaço e , subitamente, se sentiu mal e faleceu !
       Noites de alface são as noites que Ada fazia chá de alface para eles beberem antes de eles irem se deitar ! Ada dizia que a alface era um calmante natural e proporcionava um sono reparador para quem o tomasse.
       Eles moravam numa casa amarela e as casas da rua deles eram geminadas e nas "noites de alface" , quer dizer , nas noites de insônia, Otto observava os movimentos da rotina da vida dos seus vizinhos e, também , ficava recordando os bons momentos que ele e Ada viveram !
       Temos aqui alguns personagens interessantes e comuns numa cidade do interior , digamos , num vilarejo onde tudo é mais simples, menos artificial e as pessoas se conhecem e param nas ruas para conversar !!! Delícia !!!
       Nico é o assistente de farmácia que adora ler bulas de remédios e dar palpites nas doenças dos fregueses da farmácia como se fosse um farmacêutico e/ou um médico e/ou um enfermeiro ! Aníbal é o carteiro todo desorganizado, distraído e que está mais preocupado com o seu repertório musical enquanto entrega as cartas pelas casas do que com o trabalho em si !!!  Aidan é o carteiro substituto que trabalha com seriedade e é o provedor da família porque o pai dele era um desconhecido para ele e a mãe faleceu de repente por causa de uma briga no bar que ela trabalhava !

Um trecho sobre Aidan : 

 Aidan era tão eficiente que concluía as tarefas de Aníbal em metade do tempo. Ele nem sequer almoçava. Ao terminar a entrega diária, sempre executada de forma impecável e cronologicamente austera, Aidan voltava à central e passava o restante do tempo ajudando a fazer triagem da correspondência. Ou estudava formas de aperfeiçoar sua metodologia, corrigia erros de trajeto e retraçava um caminho com vistas a identificar possíveis falhas de decisão — não fazia sentido percorrer o mesmo trecho de rua duas vezes, era preciso buscar concisão no trajeto entre as casas pares e a mudança para as ímpares. O momento certo de atravessar a rua era o que buscava Aidan, la traversée juste. Anotava os resultados numa prancheta de acrílico repleta de adesivos bíblicos. Ao final do expediente, ajeitava os óculos quadrados, cumprimentava todos de forma uniforme e comedida, e ia para casa.

Barbara, Vanessa. Noites de alface (Portuguese Edition) (pp. 103-104). Alfaguara. Edição do Kindle.  

 

        Mariana, a vizinha da rua de cima, era uma mulher casada mais no papel do que de fato porque o marido vivia viajando a trabalho e eles não tinham filhos ! Teresa era uma datilógrafa de um escritório de advocacia e era "mãe" de três cachorros bagunceiros (Mendonça , Ananias e Tuco ). O senhor Taniguchi era um sargento do exército japonês aposentado que morava com a filha e estava apresentando sinais do início do  mal de Alzheimer !
       As partes que eu não gostei no livro foram os relatos sobre os benefícios dos remédios feitos à base de baratas mortas e moídas ! Meu estômago embrulhou !!! Também me deixou muito desconfortável as narrativas sobre alguns hábitos dos esquimós !!!
       Diverti-me com a equipe que foi naturalmente formada para ajudar Mariana e Teresa na monografia de tese de doutorado de um colega da faculdade de Mariana ! Incrível como todos se alegraram  e se disponibilizaram , gratuitamente, em ajudar o rapaz nesse trabalho !!!
        "Noites de alface " é  um livro da literatura brasileira contemporânea , literatura brasileira construída por escritores jovens na idade e na carreira ! Esse foi o primeiro livro da Vanessa Barbara que eu li ! Confesso que eu o achei chato e dei graças a Deus quando ele terminou !!! Ainda bem que ele tem poucas páginas !!! Risos.  (Não gostei do tanto de páginas que ela gastou falando sobre determinados remédios e os seus nomes nada fáceis de ler , de pronunciar e de escrever ! Credo !!! ) Mesmo assim , penso , futuramente , em ler mais um livro dela e talvez seja o "Operação Impensável "  o qual foi lançado pela editora Intrínseca !
       De 1 a 5 , dou nota 3 para este livro. Não penso em relê-lo. Não me apraz recomendar a leitura do mesmo. É isso.  

Guaratinguetá , Fevereiro de 2024.  

       


Vanessa Barbara é uma jornalista, tradutora e escritora brasileira. Colaborou com a revista Piauí, o jornal Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, para o qual voltou a escrever em 2014, e do qual foi desligada em fevereiro de 2017. Atualmente escreve uma coluna de opinião para o International New York Times.

 Wikipédia
 

Nascimento: 14 de junho de 1982 (idade 41 anos), São Paulo, São Paulo
Prémios: Prémio Jabuti de Reportagem (2008); Prêmio Paraná de Literatura (2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário