terça-feira, 16 de janeiro de 2024

O Plano Infinito - Isabel Allende.

Tradução : Rosemary Moraes.
Editora : Bertrand Brasil.
Páginas : (livro físico ) : 390.

*Minhas impressões :

       Em "O Plano Infinito " Isabel Allende nos insere na alma , na vida de Gregory Reeves filho de um pastor que "criou" uma doutrina por ele denominada de "O Plano Infinito " e de Nora, uma mulher apaixonada pelo marido e nada dada à vida prática ! Uma mulher que gostava de ouvir ópera e de contar histórias para os filhos; um casal nômade !
       Vejo Gregory Reeves como uma alma sem paz, um ser em busca de aceitação, pertencimento, autoconhecimento !
       No início, a história é tranquila e, devagar, vai se tornando densa, pesada !
Acredito que a "salvação" de Gregory foram os seus amigos, principalmente, Cármen , a filha dos Morales, uma família que o acolheu como a um filho !!!
      Diverti-me com Timothy Duane e lembrei muito de meu pai na pessoa do personagem Cyrus, um homem idealista, justo, sonhador e um estudante que iniciou Gregory no caminho da busca pelo conhecimento !
       Embora fosse uma pilantra, uma charlatã , gostei muito da Olga, a mulher que vivia com a família de Gregory e era cartomante, astróloga, bruxa do bem e do mal !!!
       Nessa história temos temas como : abuso infantil, abandono, racismo ... e muitos outros problemas !
       Gregory nos leva a parar e pensar em nossa própria vida ! Nossa vida como filho, filha; pais, estudantes, mulher, homem, profissional ... Em alguns momentos eu me senti tão envolvida por toda a trama que eu chegava a pensar que a Isabel Allende estava narrando uma história da vida real porque tudo era muito real !!!
       Aqui constatamos claramente a importância das nossas escolhas !!! Nem sempre elas são boas, corretas para nós !
       Fiquei triste pelas escolhas de Margaret , filha de Gregory e sei de muitos pais que sofrem por causa de filhos como ela !!!
       Na verdade, tudo o que Gregory precisava , na minha humilde opinião, estava na amizade dele com Cármen, Timothy , Cyrus e Olga !
      A experiência de Gregory na guerra do Vietnam me deixou , em alguns momentos, sem fôlego ! Muita tristeza ! Muita morte ! Muito sangue !
       Achei interessante o personagem de Leo Galupi ! Eu gostaria muito de conhecer uma pessoa, um homem como ele !!!
       *Amo a escritora Isabel Allende e sempre recomendo a leitura dos livros dela !!!
       *De 01 a 05 , dou nota 05 para esta minha leitura. Recomendo esse livro. Não tenho a intenção de relê-lo.

*Observação : a figura de Ming O'Brien , a psicoterapeuta chinesa foi ESSENCIAL para que Gregory iniciasse a sua caminhada em busca do seu autoconhecimento !!! Gamei nessa personagem ! Identifiquei-me com ela !!! Aplausos para ela !!!


Guaratinguetá , Janeiro de 2024.


                                                                Isabel Allende 

 

 Isabel Allende Llona é uma escritora chilena/norte-americana. Entre outras obras, é autora de A Casa dos Espíritos. 

Wikipédia
 

Nascimento: 2 de agosto de 1942 (idade 81 anos), Lima, Peru
Cônjuge: Roger Cukras (desde 2019), Willie Gordon (de 1988 a 2015), Miguel Frías (de 1962 a 1987)
Filhos: Paula Frías Allende, Nicolás Frías
Prêmios: American Book Award, MAIS
Pais: Tomás Allende, Francisca Llona Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário