sábado, 9 de setembro de 2023

" O Meu pé de laranja lima " - José Mauro de Vasconcelos.

 Editora : Melhoramentos.

Páginas : 190. 

 

 

 

*Minhas impressões : 

 

               Temos aqui a história de um menino de apenas 05 anos de idade que é muito inteligente, sensível e arteiro !
       É uma história triste porque a família dele é paupérrima e o maltrata por demais !
       Três situações embasam a história : a amizade dele com Portuga; o pé de laranja-lima , seu amiguinho imaginário e a questão do abuso infantil !!!
      Por diversas vezes me emocionei com Zezé ! O seu carinho para com o pai que ficou desempregado; para com a mãe que trabalhava demais e vivia cansada ; para com o seu irmãozinho Luís , o caçula ;  para com a professora ... um menino muito amoroso !!!
      A cena que mais me encantou foi a dele com o Portuga afirmando que queria que ele fosse  seu pai !!! Realmente é pra gente parar e chorar !!!
      Aqui constatamos com clareza como a pobreza pode enlouquecer, endurecer os corações das pessoas !!!
     Fiquei fã da Godoia , a irmã ruça que sempre o protegia !!!
     Zezé tem um espírito de artista ! Ele gosta de filmes de cowboy, de cantar músicas junto com o senhor Ariovaldo ... é um menino que merecia ser amado como o Portuga o amou !!!
     De 1 a 5 , dou nota 5 para este livro que eu , na verdade , reli ! A primeira leitura que eu fiz do mesmo, eu tinha apenas dez anos de idade e quase nada entendi ! Hoje, com 63 anos de idade, entendi muito bem tudo o que se passou com Zezé e chorei.
     Recomendo essa leitura,  principalmente, para os pais que têm filhos na primeira e na segunda infância e , também , para os professores das séries iniciais do ensino fundamental ! As crianças precisam e merecem ser amadas de verdade !!! 

*Observação : é a história da vida , da infância do próprio autor !!! (Nossa !!! Quanto sofrimento !!! Meu Deus !!! ). 

Guaratinguetá , Setembro de 2023.

 

José Mauro de Vasconcelos foi um escritor brasileiro. Wikipédia
 
Nascimento: 26 de fevereiro de 1920, Bangu, Rio de Janeiro
Falecimento: 24 de julho de 1984, São Paulo, São Paulo
Irmãos: Glória de Vasconcelos, Luís de Vasconcelos, Fernando de Vasconcelos, Antônio Vasconcellos, Paulo de Vasconcelos
Pais: Estefânia de Vasconcelos, Paulo de Vasconcelos
Local de enterro: Cemitério do Araçá, São Paulo.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário