sábado, 24 de dezembro de 2022

"A Última Façanha do Major Pettigrew " - Helen Simonson.

 

 
Editora : Rocco.
Tradução : Waldéa Barcellos.

*Minhas impressões :

       Essa  é  uma história de um senhor idoso , inglês, que é major e reside num lugarejo, num povoado de um estado  britânico.
       O Major Ernest Pettigrew fica viúvo e sente uma solidão tremenda porque a casa fica vazia ! O único filho mora e trabalha numa outra cidade e tem pouco tempo disponível para ele !
        O major se interessa pela senhora Jasmina Ali , uma senhora paquistanesa que é proprietária de um mercadinho  perto da casa dele !
         Esse livro fala sobre uma sociedade altamente preconceituosa, formal, hipócrita e que não admite pessoas de uma outra raça , credo, estirpe fazendo parte da convivência deles !
          Odiei o filho do major , Roger ! Trata-se de um rapaz  superficial, bajulador , interesseiro e que só quer saber de dinheiro, status, poder , boas aparências sempre !!!
          Também não suportei com um  sorriso nos lábios o personagem que era o sobrinho da senhora Jasmina Ali , o Abdul Wahid ! Cara antipático , introvertido, estranho ...
           Temos aqui também a situação de uma possível desapropriação de terras e assuntos de objetos que são herança de família , as espingardas "Churchills" que o pai do major deu uma para ele e a outra , gêmea, para Betti , o irmão dele !
            É impressionante como a vida das pessoas é ignorada quando se trata de desocupar as pessoas das suas residências de anos e anos de moradia porque se tem um negócio luxuoso, interessante , rentável à vista !!!
           É abominável perceber como o idoso é tratado com desdém quando se trata das coisas dele que são objetos " de família " ,    coisas passadas de pai para filho , de avô para netos !!!
            Duas outras situações também são tratadas aqui : a inferioridade da mulher paquistanesa dentro da cultura dela, como ela é deixada de  lado e só é vista pelos homens da família dela quando se trata de casar , gerar filhos e fazer serviços domésticos !!! (A  senhora Ali era uma mulher independente ! Ela dirigia automóvel , administrava direitinho o mercadinho que o marido deixou pra ela , lia Rudyard Kipling ... ).  A outra situação é  a proibição da caça aos animais e aqui, temos um acontecimento sério quando o major vai participar de um torneio de tiro na chácara de um amigo muito rico !
      O major faz parte de uma classe média alta ! Pessoas que têm pompa e circunstâncias muito boas !!!
      Gamei na pessoa do major Pettigregrew ! Ele me deu boas lições !!!
       Gostei muito da escrita da Helen Simonson e este primeiro romance dela merece uma nota dez e cinco estrelas !!!
        Aprendi sobre a culinária paquistanesa e sobre o vocabulário, as expressões utilizadas no jogo de golfe !
         Diverti-me com as observações do major sobre o comportamento das pessoas no baile  temático anual do Clube de Golfe !!!
          Adorei a formalidade das pessoas ! (O inglês é frio, formal, muito chique ; né ?! ).
           Achei muito interessante as comparações que Helen Simonson fazia durante a escrita do texto desta história !!!
            Recomendo este livro. Valeu o tempo e o dinheiro gasto com o mesmo !!!

Guaratinguetá , Dezembro de 2022. 

 
 

 
Helen Simonson nasceu na Inglaterra e passou a sua adolescência numa pequena aldeia em East Sussex. Formada pela London School of Economics, ela é uma executiva de publicidade de viagens e vive nos Estados Unidos há duas décadas. Simonson vive com o marido e dois filhos em Washington, DC. A última façanha do Major Pettigrew é seu primeiro romance.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário