quarta-feira, 26 de agosto de 2020

*Resenha : "Champion " - Do caos e da lenda surgirá um campeão ; Marie Lu - ( Vol. 3 da trilogia Legend ).



                                 Neste terceiro volume , Day, June e os Patriotas vão enfrentar as Colônias , isto é , vão apoiar  Anden , o Primeiro Eleitor !

                                Gostei mais deste terceiro volume do que dos dois primeiros ! Teve mais ação , novidades ! Emocionei-me com o amor de Day pela sua família , com a firmeza de Anden diante de senadores hostis , com a valentia dos Patriotas enfrentando as Colônias e adorei um novo país que surgiu na história ! 

                                Achei muito interessante o jogo que existe na Antártida e quero citar aqui uma passagem do mesmo : 

                           " - A vida em Ross City é um jogo do qual todos nós participamos. Os nativos da Antártida não precisam de óculos como os visitantes : todos temos chips inseridos perto das nossas têmporas quando fazemos treze anos. É um programa que atribui pontos a tudo ao nosso redor. - Ele gesticula para as plantas e pergunta : - A senhorita está vendo as palavras Água - Mais Um pairando sobre aquela planta ? - Faço um aceno afirmativo com a cabeça. - Por exemplo, se a senhorita quisesse regar aquela planta, receberia um ponto por isso. Quase todas as ações positivas de uma pessoa em Ross City lhe dão pontos, enquanto as ações negativas tiram pontos. À medida que se acumulam pontos, galgam-se níveis. Neste instante, seu nível é Um. - Ele faz uma pausa e aponta para o número virtual que flutua acima de sua cabeça. - Meu nível atual é Treze.
- Qual o sentido de se ganhar mais níveis ? - pergunto, quando saímos do hall e entramos num elevador. - Isso determina seu status na cidade ? Serve para manter os civis na linha ?
O soldado Makoare concorda com a cabeça e afirma :
- A senhorita vai ver."

(Página 638 da trilogia em formato de livro eletrônico ! Leitura realizada no leitor de livro digital da Livraria Saraiva , o LEV ! ).

                                                 *   *   *   
                          Considerei interessante também o modo pelo qual os habitantes da Antártida acessam a web : 

                             "Entro na sala e, tão logo a porta desliza e se fecha quando passo, o lugar faz uma afirmação qualquer em antarticano que eu, obviamente, não consigo entender. Tiro os óculos virtuais do  bolso e os coloco. Automaticamente, a voz se aviva e repete a frase, desta vez em inglês : - Bem-vinda à sala de simulação , June Iparis. - Vejo minha pontuação virtual aumentar em dez pontos, parabenizando-me por usar uma sala de simulação pela primeira vez. Exatamente como eu desconfiava, a sala agora está clara e colorida, e as paredes de vidro das cabines cilíndricas têm todos os tipos de móveis. 
                                    Seu acesso ao portal longe de casa ! . diz um painel. Use-o junto com os seus óculos virtuais para vivenciar uma experiência totalmente envolvente. Subjacente ao texto há um vídeo exuberante exibindo lindas paisagens ao redor do mundo. Eu me pergunto se o portal é a maneira deles de se conectarem com a internet. De repente, meu interesse se aguça. Nunca naveguei na internet fora da República , nunca vi o mundo como ele é, sem as máscaras e filtros do meu país. Eu me aproximo de uma das cabines cilíndricas de vidro e entro nela. O vidro à minha volta se ilumina e diz : 
                                    - Olá, June ! O que posso encontrar para você ?
                                   O que devo procurar ? Resolvo tentar a primeira coisa que me vem à cabeça. Respondo , hesitante , e me pergunto se a máquina precisa apenas da minha voz : - Daniel Altan Wing. - O quanto o resto do mundo sabe sobre Day ? "

( * Página 657 da trilogia Legend em formato de e-book ). 

                                             *   *   *                      
                         Emocionei-me em diversos momentos desse terceiro volume da trilogia ! É interessante observar os conflitos que as pessoas vivem : enfrentar este amor ou iniciar uma nova vida longe dessa pessoa ? Apoiar um "Presidente "  ( no caso , na história , o "Primeiro Eleitor " ) idealista ou um sistema político de esquerda que avança progressivamente rumo à vitória ; perdoar um sistema político que quase te destruiu ou apoiá-lo porque está em suas mãos o destino dele ; sacrificar um ente querido em prol de uma maioria ou eles que se danem ?! 
                           "Champion" fala de sistemas políticos diferentes , de conflitos pessoais , de problemas sérios de saúde ( a praga ! ) , de injustiças atrozes , de um povo fadado ou à morte ou à escravidão ... gostei !!! 
                                 Sou uma senhora de 60 anos de idade e estou contente por ter lido um livro do gênero infantojuvenil e ter me surpreendido com uma história tão boa ! Já sou fã da Marie  Lu , essa escritora chinesa que foi educada nos E.U.A. e que tem menos de 40 anos de idade , uma mulher jovem !!!
                                    Recomendo a leitura deste livro e da trilogia inteira ! Para a trilogia dou nota 08 e para este terceiro volume . nota nove !!!
*Observação : muito bons , interessantes , os dois capítulos que Marie Lu nos disponibiliza no final da trilogia ! Ambos são sobre um momento relevante da vida de Day nas ruas e da vida de June na Universidade Drake ! São episódios que antecederam os acontecimentos narrados na trilogia Legend ! Foi algo diferente ! Eu não me recordo de ter lido um livro que fizesse isso e , principalmente , depois de toda a história ser finalizada ! Apesar que ... se Marie Lu desejar , futuramente, cabe , tranquilamente , um quarto volume nessa história !!! (rs) .  

*Guaratinguetá - Agosto de 2020.   



Marie Lu é uma escritora chinesa radicada nos Estados Unidos. Ela é mais conhecida pela trilogia Legend e pela série Jovens de Elite. Wikipédia
Nascimento: 11 de julho de 1984 (idade 36 anos), Wuxi, China
Cônjuge: Primo Gallanosa
Formação: Universidade do Sul da Califórnia
Indicações: Goodreads Choice Awards - Melhor Estréia de autor(a) no Goodreads, MAIS.



   

           
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário