sexta-feira, 3 de julho de 2020

*Resenha : "A Filha Perdida " - Elena Ferrante.


*Trata-se da história de uma professora de literatura , professora universitária ; uma mulher de 48 anos de idade , divorciada, que vai passar uma semana de férias , sozinha , no seu apartamento ,  numa cidadezinha litorânea  da Itália  e ela  pega uma boneca que foi deixada por Elena , filha de Nina , semienterrada na areia e esta permeia todo o romance porque através da visão da boneca ela relembra cenas dela com Bianca e Marta , suas filhas , nos primeiros anos de vida delas e , também , cenas do seu casamento ! É uma leitura fácil e difícil ao mesmo tempo ! Fácil porque não há nada de  incomum na linguagem , são poucas páginas ...  e difícil porque trata-se de uma autoanálise ! A Leda , a personagem principal , ao meu ver , se sente muito culpada por "certas escolhas " que ela fez no passado e em como ela se relacionou com as filhas no período da infância !   
Há momentos que a gente se entedia com a figura da boneca ! Todavia, ela é o símbolo de tudo o que se passa no presente da Leda e da Nina , mãe da Elena , a "mãe" da boneca , uma menina de apenas três anos de idade que faz a mãe se sentir angustiada, presa, sufocada com suas obrigações maternais  por causa de um casamento que não parece estar bem. * Observação : também vejo como proposital ela ter dado o nome de Elena para a criança , a "mãe" da boneca !!! 
* Nina é uma moça de 22 anos de idade. Existe um paralelo entre a vida passada de Leda e a vida de Nina no momento presente e é interessante observarmos como as pessoas são mestras na arte de mentir para si mesmas e para todos que a rodeiam ! Também tem uma figura feminina que me chamou a atenção , a inglesa Brenda ! É a mulher empoderando , ajudando e salvando a mulher !  
Quando comecei a ler este livro (li-o no formato de e-book ! Comprei-o há alguns anos , na Livraria Saraiva ! Eu o li no LEV , meu e-reader que comprei na Saraiva ! ) eu imaginei uma história simples , comum, clichê, previsível ! Nem me passou pela cabeça toda a história que a escritora Elena Ferrante iria criar em torno de uma simples boneca esquecida na praia por uma criança de apenas 03 anos de idade !!! 
*Gostei do livro e pretendo ler mais livros , e-books desta escritora cuja a identidade é desconhecida e ... algo me diz que ou se trata de uma mulher feminista e / ou  lésbica ou de um homem que se travestiu de mulher ! Digo isso por causa de algumas poucas frases no texto !!! Foi o primeiro livro dela que eu li ! 
*De zero a dez , dou  nota oito para este livro ! 

*Guaratinguetá , Julho de 2020.



* Ann Goldstein, tradutora da escritora Elena Ferrante  !

Um sucesso e, ao mesmo tempo, um mistério. É difícil encontrarmos alguém que nunca tenha ouvido falar da escritora italiana Elena Ferrante. Mais difícil ainda é encontrar alguém que saiba sua verdadeira identidade. Seu nome é, na verdade, o pseudônimo de quem escreve títulos que alcançaram sucesso editorial mundial.

Considerada uma das autoras contemporâneas vivas mais importantes, Elena é famosa principalmente por sua Série Napolitana, o trabalho da escritora, porém, vai além dos quatro livros seriados de ficção. A atenção que a autora ganhou nos últimos tempos deve-se tanto à qualidade do seu trabalho quanto ao mistério de sua persona.

https://www.midiamax.com.br/variedades/2020/quem-e-elena-ferrante-e-por-que-seus-livros-fazem-tanto-sucesso



Nenhum comentário:

Postar um comentário