quinta-feira, 12 de setembro de 2019

*Resenha do livro : A Estepe - Anton Tchékhov.


* Resenha do livro : A Estepe.
Subtítulo : História de uma viagem.
Autor : Anton  Tchékhov.
Tradução : Rubens Figueiredo.
Editora : Companhia das Letras .

Anton Tchékhov conta a história de Legóruchka , um menino de 09 anos de idade que vai estudar em outra cidade a pedido de sua mãe , Olga Ivánovna , ao seu irmão , Ivan Ivánitch ou Kuzmitchóv , como também é chamado !
Kuzmitchóv e o padre Khristofor vão negociar umas vendas de lã e quem os levará será Deniska , o cocheiro.
Eles passam por várias aldeias e Legóruchka ouve muitas histórias dos carroceiros !!!
Os tipos da região são bem descritos por Anton Tchékhov  e a descrição que ele faz do entardecer , do anoitecer e do amanhecer da estepe me emociona , é poética !!! Colocarei aqui algumas das anotações que eu fiz desta leitura , alguns trechos que eu destaquei :

"Quando contemplamos o céu profundo por muito temposem desviar os olhos, não se sabe por que, os pensamentos e a alma se fundem na consciência da solidão. Começamos a nos sentir irremediavelmente sós e tudo que antes achávamos próximo e familiar se torna infinitamente distante e sem valor. As estrelas, que miram do céu há milhares de anos, o próprio céu insondável e a escuridão se mostram indiferentes à vida breve dos homens e oprimem nossa alma com seu silêncio, quando acontece de ficarmos cara a cara com eles e tentamos alcançar seu sentido; então, nos vem ao pensamento a solidão que aguarda cada um de nós na sepultura e a essência da vida parece misteriosa, assustadora ... "
(Capítulo VI; página 03 ).

                                *   *   *

- Eu ainda não sou tão tolo a ponto de me comparar a Varlámov - respondeu Solomon, olhando com ironia para seus interlocutores. - Embora Varlámov seja russo, no espírito, é um judeu desprezível; passou a vida inteira no meio do dinheiro e do lucro, enquanto eu queimei meu dinheiro no fogo da estufa. Não preciso de dinheiro nem de terra nem de ovelhas, não preciso que tenham medo de mim nem que tirem o chapéu quando passo. Portanto sou mais inteligente que seu Varlámov e mais parecido com um homem ! (Capítulo III – página 31 ).

                                  *   *   *
- Estudar ? Arrá ... Que a Rainha do Céu o ajude. Pois é. Uma inteligência é bom, duas é ainda melhor. Para algumas pessoas, Deus dá uma inteligência; para outros, dá duas; e ainda tem gente com três ... Com três, sim senhor ... Uma inteligência é aquela que a mãe dá à luz , a outra vem do estudo , a terceira vem da vida boa. Então, meu rapaz, é bom quando alguém tem três inteligências. Não só para viver, mas até para morrer é mais fácil. Morrer, sim ... E todos vamos morrer, não tenha dúvida.
(Capítulo IV - página 22 ).

           *   *   *
" Mal o sol vai embora , a neblina envolve a  terra e a tristeza do dia é esquecida, tudo é perdoado e a estepe suspira de leve, com seu peito largo. "
(Capítulo IV - página 06 )
            *   *   *

Fazia décadas que eu não lia um livro com tanto prazer  e em apenas dois dias !!! Fiquei contente !!! (É verdade que se trata de um livro com apenas 144 páginas ! Mas, eu me vi envolvida pela história e isso me alegrou muito !!! ).
O escritor usa de muitos adjetivos e dá vida, cor, sabor , formas para uma região aparentemente sem vida, sem graça , nada atraente e isso me encantou !!!
Também apreciei muitos os tipos que ele cita , os carroceiros e aqui vai uma observação do personagem protagonista , do Legóruchka :

"Enquanto comiam, todos conversavam. Daquela conversa, Legóruchka entendeu que seus novos conhecidos, apesar das diferenças de idade e personalidade, tinham uma coisa em comum que os tornava parecidos : todos tinham um passado maravilhoso e um presente ruim; sobre o passado , todos, sem exceção, falavam com entusiasmo; já, sobre o presente, se exprimiam quase com desprezo. O russo ama recordar, mas não ama viver; Legóruchka ainda não sabia disso e, antes de toda a papa ser devorada, ele já estava profundamente conhecido de que, em redor da panela, estavam pessoas ultrajadas e maltratadas pelo destino. "
(Capítulo V - página 26 ).

          *   *   *
Uma observação : li este e-book através do aplicativo Kobo no meu notebook e no meu tablet ! O Kobo é um aplicativo de leitor de livros eletrônicos da Livraria Saraiva e este e-book eu o adquiri nesta referida livraria ! O Kobo divide o livro em capítulos e menciona o total de página de cada capítulo ! Cada e-reader (leitor de livro digital ) traz uma configuração específica ! Normal. Já me habituei com eles : Lev , Kobo e Kindle ! (Prefiro o Lev ! Mas, os preços dos livros eletrônicos da Livraria Amazon são realmente os melhores !!!  ).
Pessoal de 0 a 5 , dou a nota 5  para este e-book !!! *Ameiiiiiii !!! Recomendo, claro.
*Ah, considerei Legóruchka um menino corajoso , uma pessoa muito boa !!!

*Guaratinguetá, 12 de Setembro de 2019.


                                      *Anton Tchékhov. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário