domingo, 25 de agosto de 2019

*Resenha do livro : "Endurance : um ano no espaço".




*Resenha do livro : “Endurance : um ano no espaço.”
Autor : Scott Kelly com Margaret Lazarus Dean.
Tradução : Andrea Gottlibe e Thaís Paiva.
Editora : Intrínseca.

Quando decidi comprar este livro, pensei : vou ler uma história fantástica, alegre e cheia de glamour, vitórias ! Em parte, acertei ! Em parte ! Porque o que vivi através deste e-book ( li em formato digital ! Prefiro os e-books ! Por vários motivos ! ) foi uma história real, verídica e de muitos momentos dificílimos , de superação, de ousadia, de determinação !!! Tornei-me, por isso, fã desse homem , desse astronauta !!!
Scott Kelly é um homem que veio de uma família classe média baixa e que nunca se sobressaiu na escola ! Pelo contrário, ele era tido como um aluno medíocre ! Até que, um dia, entrando numa biblioteca e pegando – por acaso ! – um livro para ler enquanto esperava o seu irmão gêmeo, Mark, decidiu ser astronauta !!! À partir deste momento, tudo na sua vida foi focado neste objetivo !!!
Gostei demais do livro ! Em alguns momentos, eu parava para pensar na minha vida e na vida dos meus filhos !!!
Algumas vezes senti um pouco de aflição, angústia quando ele começava a narrar as dificuldades que eles têm para realizar as tarefas extraveiculares na Estação Espacial Internacional !
Senti muito orgulho dele quando ele confessa determinados sofrimentos, medos, pensamentos ! Não é fácil se expor ! Muito menos quando se é uma celebridade, uma pessoa muito importante para o planeta ! Ele realmente sabe ser ousado !!!
Em algumas cenas, poucas ! , diverti-me, dei risada !!!
O que eu mais fiquei admirada foi de como ele tinha consciência de TODOSSSSSS os riscos !!! Percebi como os DETALHES são importantes na nossa vida !!! Às vezes, por causa de um insignificante descuido, você poderá colocar a sua vida e a vida de outras pessoas em risco !!!
Scott Kelly cita dois livros nessa sua narrativa : “A incrível viagem de Shackleton : A mais extraordinária aventura de todos os tempos “ por Alfred Lansing , ed. Sextante e o livro “The Right Stuff “ (Os Eleitos) de Tom Wolfe;  ed. Farrar , Straus and Giroux . Futuramente, pretendo ler o do Shackleton ! Já o tenho na minha biblioteca do Kindle !
Quero colocar aqui algumas das muitas anotações que eu fiz ! Darei ênfase aos momentos das atividades extraveiculares :
As atividades extraveiculares são
muito mais arriscadas do que
qualquer outro momento do período
que passamos em órbita — há muito
mais variáveis envolvidas, tantas
peças dos equipamentos que podem
falhar e procedimentos que podem
dar errado. Ficamos muito
vulneráveis aqui fora.(Posição
4959 - Kindle )

*   *   *

Meu objetivo era sair bem cedo da
cabine — tenho a filosofia de que,
para tarefas complicadas, se você
não estiver adiantado em relação
ao cronograma, já está atrasado.
Kjell e eu passamos uma hora
respirando oxigênio puro para
reduzir a quantidade de nitrogênio
no sangue a fim de evitar o mal da
descompressão. Kimiya é o
tripulante intraveicular (IV)
dessa atividade extraveicular,
responsável por nos ajudar a nos
vestirmos, administrar o
procedimento de respiração prévia
de oxigênio, bem como controlar a
cabine pressurizada e seus
sistemas. Essas tarefas podem
parecer simples, percorrendo um
checklist com centenas de passos,
mas é um trabalho decisivo para
Kjell e para mim. É praticamente
impossível vestir e tirar um traje
espacial sem ajuda, e, se Kimiya
cometer o menor erro sequer —
calçar minha bota incorretamente,
por exemplo —, posso ter uma morte
terrível. Meu traje inclui um
sistema de apoio à vida que mantém
o oxigênio fluindo, limpa o
dióxido de carbono que expiro e
mantém o fluxo de água fria pelos
tubos que cobrem meu corpo a fim
de que eu não sofra um
superaquecimento. Embora não tenha
peso, o traje continua tendo
massa. Além disso, é rígido e
volumoso, o que o torna difícil de
manejar.

Coloquei as calças do traje, e
Kimiya me ajudou a entrar na parte
dorsal dura. Quase deslocando os
ombros e distendendo os cotovelos,
empurrei os braços para dentro das
mangas e passei a cabeça através
da gola. Kimiya conectou a veste
de resfriamento líquido pelo
umbigo, e em seguida selou as
calças ao torso. Cada conexão
entre as peças do traje é crítica.
O último passo foi colocar o
capacete. Meu visor fora equipado
com lentes de Fresnel para
corrigir minha visão sem que eu
tivesse que usar os óculos nem
lentes de contato. Óculos podem
escorregar, em especial quando me
exercito e suo, e não consigo
ajustá-los quando estou de
capacete. Lentes de contato seriam
uma opção, mas meus olhos não se
acostumam a elas. Assim que nos
vestimos, Kimiya nos ajudou a
flutuar para a cabine pressurizada
— primeiro eu, depois Kjell —,
permitindo-nos conservar nossa
energia para o que estava por vir.
Em seguida, flutuamos e aguardamos
que o ar fosse bombeado para fora
da cabine e de volta para a
estação. O ar é um bem precioso,
então não queremos descartá-lo no
espaço. A voz de Tracy quebra o
silêncio: — Certo, rapazes, com
Scott na liderança, daremos início
à translação para seus respectivos
locais de trabalho. - (Posição
4973 - Kindle ).

*   *   *

A cor e o brilho do planeta,
espalhando-se em todas as
direções, são impressionantes. Já
vi a Terra de janelas de
espaçonaves incontáveis vezes até
hoje, mas a diferença entre ver o
planeta de dentro de uma nave,
através de várias camadas de vidro
blindado, e vê-la aqui fora é como
a diferença entre ver uma montanha
da janela de um carro e escalá-la
até o topo. Meu rosto está quase
pressionado contra a fina camada
do visor de plástico transparente,
minha visão periférica parecendo
expandir-se em todas as direções.
Absorvo o azul estonteante, a
textura das nuvens, a variedade de
paisagens do planeta, a atmosfera
brilhante beirando o horizonte,
uma lasca delicada que possibilita
toda a vida na Terra. Não há nada
além do vácuo negro do cosmo além
dela. Quero dizer algo a respeito
a Kjell, mas não consigo pensar em
nada apropriado. - (Posição 5004 -
Kindle ).

*   *   *

Minha tarefa seguinte é trabalhar
na garra, ou “mão”, do braço
robótico. Sem ela, não podemos
capturar e fazer contato com os
veículos visitantes que entregam
alimentos e outros suprimentos
para o lado americano da estação.
Assim que prendo meu pé em um
imobilizador, percebo a sorte que
tenho: em vez de estar de frente
para o exterior sem graça de um
módulo da EEI, como em geral
acontece aos astronautas que
realizam atividades
extraveiculares (e, neste momento,
é o caso de Kjell), estou de
frente para a Terra. Observo a
vista deslumbrante abaixo dos meus
pés enquanto o planeta passa
durante meu trabalho, em vez de
ter que me virar e olhar de
esguelha por um raro momento
livre. Sinto-me Leonardo DiCaprio
na proa do Titanic, e sou o rei do
mundo. - (Posição 5036 - Kindle ).

*   *   *

A DATA DE 3 de novembro é o dia
das eleições de meio de mandato
nos Estados Unidos, então telefono
para a comissão de votação do meu
condado — Condado de Harris, Texas
— e pego uma senha que posso usar
para abrir um PDF que me enviaram
por e-mail mais cedo; preencho
minha cédula e mando de volta. Não
há políticos na cédula, só um
referendo. Não obstante, orgulho-
me por estar exercitando meus
direitos constitucionais do espaço
e espero que isso sirva para
passar a mensagem de que votar é
importante (e de que uma
inconveniência nunca é uma boa
desculpa para não votar). -
(Posição 5142 - Kindle ).

*   *   *

NOVEMBRO MARCA O aniversário de
nove anos da minha cirurgia, e
fico pensando que passei mais de
um ano da minha vida no espaço
depois de ter um câncer
diagnosticado e tratado. Não penso
em mim mesmo como um “sobrevivente
do câncer” — está mais para alguém
cuja glândula prostática teve
câncer e foi, por isso, removida e
descartada. Mas fico contente por
minha história ser um exemplo para
os outros, em especial para
crianças, de que somos capazes de
grandes conquistas. - ( Posição
5593 - Kindle ).

*   *   *

Penso em como Kjell e eu estamos
sozinhos aqui fora. O solo quer
nos ajudar, mas talvez não
consigamos ouvi-los. Nossos
companheiros de tripulação dentro
da estação fariam de tudo para
garantir nossa segurança, mas não
podem fazer nada. Kjell e eu só
temos um ao outro. Nossas vidas
estão em nossas próprias mãos.-
(Posição 5690 - Kindle ).

*Scott Kelly. 

*   *   *
É isso.
Na verdade, tive um pouco de dificuldade para eu escolher as anotações para mencioná-las aqui ! O livro todo é uma tremenda lição de vida e por três motivos : trata-se de uma história verdadeira ; nada foi aumentado, maximizado e é a história de um moço norte-americano cuja a família pertencia à classe social popular !!!
*Dou nota 10 para este livro e recomendo para quaisquer pessoas de quaisquer idade e nacionalidade !!!

*Guaratinguetá – Agosto de 2019.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário