sábado, 8 de junho de 2019

*Resenha do e-book : "Por quem os sinos dobram " - Ernest Hemingway.





*Resenha do livro “Por quem os sinos dobram “ .
*Escritor : Ernest Hemingway.
*Editora : Bertrand Brasil.
*Formato : e-book; box com 04 e-books do autor (1- Adeus às armas; 2- O velho e o mar; 3- Por quem os sinos dobram e 4 – Paris é uma festa ).
*Leitura feita no e-reader :  Kindle, leitor de livro digital da Livraria Amazon.

                 “Por quem os sinos dobram narra a história de Robert Jordan , um jovem que está lutando contra os fascistas na comunidade de Castela na  Espanha ! (Robert  é da cidade de Montana , nos E.U.A. ).
                   Robert Jordan é incumbido de dinamitar uma ponte com o objetivo de  impedir o acesso dos fascistas a Segóvia !
                   De todos os personagens, gostei muito da coragem, da braveza de Pilar, mulher de Pablo, líder do bando que iria auxiliar Robert Jordan a destruir a ponte !
                   Diverti-me com o jeito brincalhão, preguiçoso e adolescente do cigano Rafael !
                   Maria foi uma jovem que teve a sorte de ser protegida por Pilar.
                   Pablo, um homem inteligente, safo, excelente estrategista e ... começa a beber e não quer mais parar ! Esse é o problema dele !
                   Anselmo, um senhor de 68 anos de idade que não teme a luta e lutou bravamente ! Meus respeitos para ele !!!
                   Destaquei em torno de 56 notas sobre esta narrativa ! Colocarei algumas  aqui :
Posição 15.992 –
Em dado momento, quando passaram junto a um caminhão com soldados e os faróis acenderam, ele viu as suas faces imóveis e tristes na súbita luz. Nos seus capacetes de aço, viajando naquele caminhão no escuro, com destino a alguma coisa que sabiam apenas que era um ataque, suas faces estavam contraídas, cada homem com seu próprio dilema, que a luz mostrou, pois não o deixariam transparecer durante o dia, com vergonha de se mostrarem uns para os outros, até que o bombardeio e o ataque começassem, e aí nenhum homem pensaria sobre sua face. Andrés, agora passando caminhão após caminhão, Gomez mantendo-se adiante do carro do estado-
maior, não pensou nada disso sobre as faces dos soldados. Ele apenas pensou: “Que exército, que equipamento, que mecanização. Vaya gente! Olha que gente. Aqui está o exército da República. Olha só para eles. Caminhão após caminhão. Todos uniformizados. Todos com capacetes de aço. Olha que máquinas, apontadas para cima
contra os aviões inimigos. Olha só que exército foi reunido!”

*Posição 15.227 -
“Nenhum animal tem mais liberdade do que o gato, mas ele enterra o seu próprio excremento. O gato é o melhor anarquista. Até que eles aprendam com o gato, não posso respeitá-los.”
*Posição 15.042 –
“Se nosso pai não fosse republicano, eu e Eladio teríamos virado soldados fascistas, e, sendo das forças armadas deles, não haveria problema. É só obedecer às ordens, e viver ou morrer, no final é tudo a mesma coisa. Apenas  é mais fácil viver sob o regime do que lutar contra ele.”

*Posição 13.951 –
Morrer era nada, e ele não tinha uma imagem da morte, nem medo dela na mente. Mas viver era um campo de trigo ondulado ao vento numa encosta. Viver era um gavião no céu. Viver era um jarro de cerâmica com água na poeira do debulho do trigo, batido na eira com o mangual, e a palha esvoaçando. Viver era um cavalo entre as pernas e uma carabina sob a coxa, uma colina, um vale, um riacho com os pinheiros ao longe, mais adiante outro vale, e outras colinas além.


*Confesso que foi um livro muito chato de ser lido ! Mesmo assim , esforcei-me e fiz com atenção a leitura dele ! Não tenho intenção de relê-lo nem o recomendo ! Minha nota ?! Seis.
*Observação : foi o primeiro livro de Ernest Hemingway que eu li e vou ler os outros do box ! Espero gostar das próximas histórias dele ! Quem sabe ?!

*Guaratinguetá , Junho de 2019.

  

*O autor :





Nenhum comentário:

Postar um comentário