domingo, 5 de novembro de 2017




*Resenha do livro :
O Perfume da folha de chá.
Autora : Dinah Jefferies.
Editora : Paralela ; (divisão da editora Schwarcz ). 

A história se passa no Ceilão , atual Sri Lanka , século XIV.
Gwendolyn Hooper e Laurence Christopher Hooper se conhecem na Inglaterra e se apaixonam ! Eles se casam e vão morar no Ceilão porque Laurence possui uma fazenda de chá nesse lugar ! Eles tinham uma vida tranquila , confortável , sem maiores problemas até que , Gwendolyn engravida e dá a luz a um casal de gêmeos.
A história narra a vida aflita , angustiante de uma mãe atormentada por uma incerteza , um sentimento de culpa.
Na verdade , o que mais gostei do romance não foi do conflito principal e sim , da narrativa que explica como era a vida dos trabalhadores que estavam processando o chá ; como era a fabricação de queijos ; como o dinheiro proporciona uma significativa divisão entre as pessoas ; como a luta de classes sempre existiu.
As personagens que mais admirei foram : Naveena e Christina. Essa última pela mulher ousada , moderna e inteligente que ela realmente era e Naveena pela amizade sincera que ela nutria pelas pessoas, pela bondade dela !!!
Gwendolyn era uma moça sensível , educada , culta ! Uma lady ! Laurence também se tratava de um homem culto , sensível , um cavalheiro.
Achei interessante observar como eram os passatempos deles na fazenda ! Eles não tinham celulares , notebooks, videogames e ... a vida era gostosa ! Eles tocavam instrumentos musicais , jogavam baralho, liam livros , nadavam ... uma vida saudável !
*Fiquei contente com uma fala de uma professora na história ! Ela participava de uma manifestação que foi organizada pelos trabalhadores !
Observamos com clareza a distinção da vida dos cingaleses , dos tâmeis e da vida dos donos de fazenda !!!
Como não poderia deixar de ser , muitos com pouco e poucos com muito. Isto é antigo.
A personagem que me irritou foi Verity ! Uma solteirona
mal amada que – como toda pessoa assim ! – sente inveja da felicidade alheia ! Não gostei dela.
Este romance , eu o indicaria para uma adolescente que pensa em se empenhar em ser uma leitora ! A leitura do mesmo é fácil , simples ... ela flui. De zero a dez , eu daria uma nota seis para este romance.

*Guaratinguetá / SP  – Outubro de 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário