Ópera dos mortos
Autor : Autran Dourado.
Editora : Harper Collins.
Páginas : 287.
Livro eletrônico.
Leitura realizada através do Kindle , e-reader da Amazon.
*Minhas impressões :
Este livro conta a história de Rosalina , uma jovem filha e neta de coronéis ! Filha de João Capistrano Honório Cota e neta de Lucas Procópio Honório Cota ! Ele fala sobre assuntos sérios : sentimento de não pertencimento, solidão, abandono , submissão e por aí vai !
Quiquina , uma senhora negra , muda e serviçal da casa , manda em tudo e em todos de uma forma admirável !!! Velha esperta !!!
Antes , na casa , eram dona Genu e o senhor Capistrano , pais de Rosalina , essa última e Quiquina ! Dona Genu falece e Rosalina se apega mais ao pai que resolve entrar para o mundo da política e se decepciona deveras porque as pessoas da cidade o traem na última hora e ele se sente totalmente rejeitado , desvalorizado , mal amado e passa a viver uma vida de reclusão junto com Rosalina e Quiquina ! Alguns anos depois, João Capistrano falece e deixa os seus negócios aos cuidados de Quincas Ciríaco e este, antes de morrer , destina Emanuel , seu filho , para cuidar dos negócios de dona Rosalina que estava orfã de pai e mãe e morava sozinha no sobrado tendo como companhia , a amiga , a empregada Quiquina !
Tudo acontecia tranquilamente dentro de uma rotina previsível até que aparece um forasteiro chamado Juca Feliciano ou Juca Passarinho ou Zé-do-Major porque ele foi criado na fazenda do Major Lindolfo !
Juca Passarinho resolveu pedir serviço no sobrado e conseguiu ! Aí começa a história propriamente dita !!!
Rosalina trabalhava com flores ! Ela era artesã e confeccionava lindas flores de tecido as quais eram vendidas na cidade por Quiquina ! (Rosalina não saía do sobrado ! Foi uma escolha dela ! Ela pegou raiva de todos os habitantes da cidade por causa do problema do pai na política ! ) Ela gostava de beber vinho todas as noites e o fazia escondido de Quiquina embora soubesse que Quiquina sabia e fazia de conta que não sabia !!!
Não gostei desse livro ! Autran Dourado pode ser um ótimo escritor e muito respeitado por isso , porém , a falta de discurso direto , diálogos e as frases repetitivas me cansaram por demais ! Dei graças a Deus quando terminei essa leitura !!! (Risos ).
Autran Dourado faz uma descrição psicológica dos personagens que é algo admirável ! Isso , não posso negar !!! Ele vai no âmago dos conflitos das pessoas !!! Para quem gosta de psicologia, psicanálise, esse livro é um bom prato !!! (Risos )
Aqui temos a simbologia do tempo parado através dos relógios parados que enfeitam a parede da sala ! O senhor Lucas Procópio falece e João Capistrano coloca na parede o relógio dele , parado na hora em que o mesmo faleceu ! João Capistrano morre e Rosalina desce as escadas do sobrado solenemente e pendura na parede da sala o relógio dele , parado, na hora em que ele faleceu !
De 1 a 5 , dou nota 03 para essa leitura. Não pretendo reler esse livro.
Guaratinguetá , Agosto de 2025.